Atire a primeira pedra uma loja que nunca teve que cancelar uma compra por falta de produtos em estoque? Ou, ainda, que teve aquele produto encalhado, que não vendia nem com promoção? Ambas as questões são problemas que decorrem de um controle de estoque pouco eficiente, que com o tempo pode ocasionar prejuízos, dores de cabeça e perda de clientes.
Se você teve algum dos problemas acima e precisa de ajuda com seu controle de estoque, o artigo de hoje é especial. Traremos dicas eficientes para essa tarefa ser concluída com êxito na sua loja virtual.
O que é o controle de estoque?
O controle de estoque trata-se de um processo extremamente importante no quesito eficiência operacional de uma loja virtual. Pois, tanto o excesso de produtos, quanto a falta deles, incorre em inúmeros prejuízos financeiros, já que dá insatisfação ao cliente – que provavelmente não comprará mais em seu negócio – além de gerar despesas adicionais.
Ao ter um bom monitoramento do fluxo de entrada e saída de mercadorias, sua loja consegue planejar o estoque de forma mais assertiva em conjunto com a previsão de vendas e o planejamento estratégico do seu e-commerce.
Efetivamente o controle de estoque de uma loja virtual consiste em monitorar a entrada e saída de todas as mercadorias – controlar o processo em todas as etapas:
- aquisição dos produtos;
- armazenamento no estoque;
- comercialização dos itens.
O objetivo é garantir que haja em estoque a quantidade certa de produtos para atender à demanda do mercado: nem em falta, nem em excesso. Por isso, um controle de estoque feito com eficiência permite à sua loja:
- Selecionar produtos com maior e menor vendabilidade;
- Elaborar uma previsão das demandas de forma mais certeira;
- Ter um planejamento de compras e reposições que evitem desperdícios;
- Implementar melhores estratégias para vender os itens estagnados;
- Evitar perdas de produtos por questões de roubo, extravio ou data de vencimento;
- Otimizar espaço de armazenamento e dos custos decorrentes;
- Elevar a produtividade das operações;
- Deixar o nível de satisfação dos clientes lá no alto.
Por que ele é importante para a sua loja virtual?
A importância de ter um controle de estoque eficiente não fica apenas no conhecimento de entrada e saída de mercadorias. Ao ser analisado por esse viés, cria-se a perspectiva de que essa é uma atividade que ocorre de forma paralela ou isolada, cujo funcionamento não causa influências em outros setores da loja. Essa análise incorre numa visão errônea acerca de uma tarefa que é absolutamente essencial na organização de um negócio.
Ter uma forma eficaz de gestão de estoque é importante, pois isso faz parte do capital de giro e impacta diretamente na parte financeira que visa manter a empresa por determinado tempo no mercado. Ou seja, uma loja virtual, com má gestão do seu estoque, pode acabar com o tempo comprometendo os planos futuros da empresa.
O controle de estoque é de extrema importância pois acompanha a quantidade de cada mercadoria que a empresa armazena. Também verifica quais os produtos que estão disponíveis para a venda ou materiais que são utilizados internamente: ferramentas ou acessórios utilizados para manutenção e/ou matérias primas.
Portanto, é fácil intuir que o controle de estoque é importante no que tange o fluxo de produtos da loja. Um bom acompanhamento desse fluxo é essencial de forma que:
- A área comercial atinja as metas estabelecidas;
- O setor de marketing consiga desenvolver estratégias assertivas;
- O financeiro possa concluir suas etapas com eficácia.
Como ele auxilia na organização do seu negócio?
O controle de estoque auxilia em múltiplos aspectos importantes no cotidiano de uma loja virtual, então confira nos próximos tópicos o que ele impacta ao ser feito de maneira coerente. Confira!
Padronizando a maneira de cadastrar os produtos
Ao controlar bem o estoque, é possível criar um padrão na classificação e no cadastro dos produtos de forma que facilite a identificação das mercadorias e otimize o processo.
Assim como em uma loja virtual, são muito utilizados os SKUs – Stock Keeping Units – códigos únicos de identificação dos itens, por terem as características:
- cor;
- tamanho;
- modelo;
- fabricante.
Isso dá a cada produto o seu próprio código SKU – composto por uma sequência única de letras e números que traduzem essas características acima – permitindo identificar e localizar mais rapidamente o produto – além de facilitar a organização do estoque, sendo possível a realização de inventários com maior eficiência.
Registrando entradas e saídas do estoque – sem exceção
Com um cadastro padronizado dos produtos da loja, consegue-se elaborar um cronograma para gerenciar o fluxo de entrada e saída de mercadorias, inclusive os casos de trocas e devoluções que porventura ocorram.
Você pode utilizar um sistema ERP com função de gestão do estoque de forma a tornar esse processo mais ágil e à prova de erros, pois os dados são atualizados em tempo real – o que reduz consideravelmente a chance de erros operacionais.
Controlar o estoque ainda auxilia os gestores a entenderem melhor o giro dos produtos, a necessidade de reposição dos itens e em que intervalo de tempo precisa ser realizada.
Realizando inventários de forma periódica
Para garantir que o controle de estoque da sua loja seja feito de forma precisa e sem falhas, é preciso verificar se as informações registradas no sistema de gestão estão coordenadas com a quantidade de produtos efetivamente disponível no setor de armazenamento.
Para tal, é imprescindível que sejam realizados periodicamente inventários das mercadorias existentes no estoque para listar, contar e categorizar as unidades de cada item.
Com os inventários periódicos, sua loja consegue manter os dados do estoque atualizados, minimizando situações embaraçosas de vender um item que está indisponível no estoque.
Otimizando o espaço do estoque físico
O espaço de armazenamento precisa estar sempre organizado para agilizar a localização dos produtos e aumentar a produtividade nos passos seguintes – embalagem e postagem e, também, contribuir para um controle de estoque eficiente.
Nossa dica é apostar na verticalização, com a instalação de prateleiras que otimizem o uso do espaço. Além de definir locais específicos para cada tipo de mercadoria, que pode ser organizado de acordo com determinados critérios pré-estabelecidos.
Monitorando as vendas com cuidado
O excesso ou a falta de produtos no estoque da sua loja virtual leva a situações que viram uma “bola de neve” e podem gerar graves prejuízos para a sua empresa.
Monitorar as suas vendas com constância e elaborar uma previsão de demanda mais coerente auxilia a:
- Tomar as decisões mais adequadas;
- Planejar reposições de estoque com maior eficiência;
- Considerar o fluxo de vendas de acordo com as sazonalidades;
- Observar a taxa de rotatividade de cada produto;
- Identificar com antecedência os produtos parados no estoque;
- Realizar promoções e ações sem comprometer a taxa de lucro.
O controle de estoque ajuda sua loja virtual a melhorar as vendas?
Ter um bom controle de estoque coloca a vantagem competitiva do seu negócio em alta, pois na medida em que sua loja possui um produto que está em falta na concorrência, haverá aumento de vendas desse produto na sua empresa, consequentemente acontece a fidelização de clientes.
Para o vendedor, é muito frustrante fechar a venda e em seguida descobrir que o produto está em falta no estoque. A frustração é ainda maior se o produto demora para chegar. Esse sentimento de descontentamento também afeta o cliente que pode optar pela concorrência.
Em caso de produtos com pouca saída, mais difíceis de serem vendidos ou ainda em situações específicas que gerem aumento repentino da demanda, o estoque da sua loja precisa estar sempre bem preparado para atender os clientes.
A gestão de estoque feita de forma eficiente auxilia a controlar o fluxo de mercadorias da loja, indicando o desempenho de múltiplos setores, em especial:
- financeiro;
- vendas;
- administrativo.
Isso permite prever necessidades de compras futuras com antecedência e ter um planejamento assertivo.
O controle do estoque mostra aos gestores os produtos com maior procura, o momento do mês ou ano em que há mais vendas e também os que têm pouca saída ou são de comércio sazonal.
Com todas essas observações, sua loja consegue compreender as estratégias de vendas desses produtos, como o consumidor tem reagido a elas e estratégias que podem ser feitas no futuro, auxiliando o setor de vendas a melhorar seus números.
Já no setor financeiro, ter um controle de estoque assertivo incide em diminuição de custos, aumento do fluxo de entradas e saídas de dinheiro – o que minimiza os desperdícios.
5 Dicas para fazer o controle de estoque no seu e-commerce
Quando se trata de uma loja virtual, controle do estoque é ponto crucial, pois seu cliente escolhe o produto, coloca-o no carrinho e, em seguida, efetua o pagamento. Enquanto isso, a loja separa, embala e envia o produto.
Caso não haja uma boa gestão de estoque, todo esse processo acima fica comprometido e pode afetar o sucesso de sua loja virtual.
Dessa forma, o controle de estoque em uma loja virtual demanda certos cuidados específicos, pois nessa modalidade de vendas, cujas transações comerciais são feitas no ambiente on-line, precisa ter efetivo preparo, muita responsabilidade e organização eficiente para deixar o cliente satisfeito.
Veja as dicas para controle do estoque voltadas para lojas virtuais:.
1. Faça uma análise global do seu e-commerce
Nossa primeira dica é definir a melhor estratégia de controle de estoque para sua loja virtual, compreendendo as formas de funcionamento do negócio e fazendo uma análise do tipo de serviço, dos produtos vendidos e dos interesses do público-alvo.
Ao conhecer de forma detalhada, consegue-se realizar uma gestão de estoque mais eficaz.
2. Elabore um planejamento
Planejar as atividades é uma das dicas para que o seu e-commerce tenha sucesso.
Então, estabelecer normas e diretrizes que norteiam o atendimento e cuidem do controle de estoque com normatização dos processos faz com os processos ocorram de forma mais ágil e com menos falhas, mesmo em uma equipe pequena, além de reduzir custos.
3. Defina os objetivos e metas da empresa
Definir com clareza os objetivos e metas da sua loja virtual e realizar análise e avaliação dos resultados com frequência ajudam a verificar se tais metas estão sendo alcançadas com êxito.
Isso possibilita ajustar as estratégias, melhorar as atividades e obter resultados mais positivos.
4. Crie formas assertivas para controlar o estoque
Uma loja virtual pode optar por ter ou não um estoque de produtos e isso precisa ser feito após uma análise das necessidades do negócio.
Avalie se é viável e compensa ter um estoque físico ou se é mais rentável atuar no método de dropshipping – com o qual a compra dos produtos é realizada de acordo com a demanda de vendas.
Preparar a loja para as demandas de datas comemorativas também é importante para evitar que faltem mercadorias.
5. Utilize um sistema ERP na sua gestão de estoque
A dica final é a mais importante: usar um sistema ERP que integre o controle de estoque aos demais setores do e-commerce, pois isso simplifica significativamente os processos, além de garantir segurança nas ações.
Esse sistema possibilita à sua loja virtual controle do estoque e faz a gestão de todos os departamentos com um único software, o qual permite analisar as entradas, saídas e extravio de produtos, além de gerar relatórios completos e de fácil análise para a equipe gestora.
Um ERP ainda auxilia nas questões de logística da loja virtual, de forma a organizar a separação e o despacho dos pacotes sem incongruências no controle de estoque.
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