Saiba o que é necessário para criar um podcast e como ele pode ajudar na sua estratégia de negócios

Podcasts estão ganhando espaço nas estratégias de marketing. Cada vez mais, o público consome conteúdos em áudio, e as empresas estão atentas a isso, que tem sido uma das melhores formas de atingir o público-alvo. Mas o que é podcast e como começar um? Vamos explicar tudo neste texto.

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    O que é podcast?

    Podcast é uma espécie de programa em áudio transmitido pela internet e que trata de diversos temas, como tecnologia, empreendedorismo, história, saúde e bem-estar. O termo vem das palavras “iPod”, um dispositivo de áudio em formato digital lançado pela Apple no início dos anos 2000, e “broadcast”, que significa transmissão. 

    Em geral, podcasts são veiculados em plataformas de streaming, como Spotify, Anchor, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts. A facilidade é que eles podem ser ouvidos online e não precisam ser acompanhados ao vivo, por isso é comum que sejam escutados em situações de deslocamento, como trânsito e caminhadas, ou durante tarefas do dia a dia, como limpar a casa ou trabalhar. 

    Outro ponto que faz com que ouvintes se engajem nos programas é a possibilidade de assinar um podcast específico e receber novos episódios de forma automática. Assim, ninguém perde os lançamentos. 

    Os podcasts também têm diferentes formatos e tempos de duração. Podem ser programas de entrevistas com especialistas, contar histórias ou ser uma conversa descontraída sobre um tema específico. No Brasil, há diversos tipos de podcast, desde jornalísticos e de entretenimento até de negócios e institucionais.

    a imagem é uma ilustração de duas pessoas fazendo um podcast.
    Podcast pode ser programa de entrevistas. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

    Por que investir em podcasts?

    A facilidade do acesso popularizou os podcasts, por isso é importante saber qual é o potencial desse recurso. De acordo com um estudo da Statista com Ibope e CupomValido.com.br, o Brasil é o terceiro maior consumidor de podcasts no mundo. 

    A pesquisa mostrou, ainda, que 66% dos brasileiros ouvem os programas para se informar. Além disso, 49% escutam com o objetivo de ter entretenimento e 32% para se educar sobre um tema. 

    As empresas usam podcasts de várias formas, como para gerar:

    • autoridade — para reforçar o conhecimento e ser referência sobre um assunto no mercado;
    • educação — para ensinar clientes a aproveitar ao máximo as soluções e os benefícios oferecidos;
    • relacionamento — conversas com cases de sucesso para atrair clientes em potencial e fortalecer o relacionamento com empresas parceiras. 

    Como fazer um podcast do zero?

    Criar um podcast do zero exige conhecimento técnico para gravar e editar áudios e escrever roteiros. Hoje, há plataformas simples de gravação e edição, algumas delas até gratuitas, como o Audacity. Também é possível encontrar modelos de roteiro na internet.

    Para gravar um podcast é necessário ter um computador com microfone, fones de ouvido e um ambiente livre de sons externos. Se o objetivo é demonstrar profissionalismo, recomenda-se gravar os programas em um estúdio específico para isso. Há empresas que alugam esses espaços e disponibilizam equipamentos e técnicos para esse fim. Antes de gravar, no entanto, há um passo a passo importante.

    1. Escolha um tema

    É importante que a empresa fale sobre um assunto que domine. Dessa forma, é possível destrinchar o tema em diferentes episódios e de forma criativa. Esse cuidado ajuda a engajar o público-alvo e tornar o podcast interessante. 

    Como o podcast é uma boa estratégia de topo de funil, lembre-se de que as pessoas nem sempre vão conhecer o produto ou serviço pelo podcast. Elas estarão ali pelo tema. 

    Assim, deve-se evitar falar apenas sobre a empresa, pois as pessoas podem perder o interesse no assunto. Use a criatividade para produzir episódios que tenham a ver com o negócio, mas sem fazer com que se confunda com propaganda. 

    2. Compre ou alugue equipamentos

    Um microfone de qualidade é essencial para um podcast profissional. Além disso, um bom fone de ouvido ajuda a perceber falhas de áudio e se concentrar no que as pessoas que estão participando do programa estão falando. Caso queira gravar em vídeo, recomenda-se adquirir uma boa câmera. 

    3. Escolha uma plataforma de hospedagem

    Existem muitas opções de plataformas que permitem a hospedagem de podcasts. Algumas delas disseminam os episódios em diferentes streamings automaticamente, como o Anchor. Isso facilita a operação. Você pode fazer o upload do áudio na plataforma e ela distribui o programa por meio de Really Simple Syndication (RSS). Outras plataformas conhecidas são SoundCloud, Buzzsprout e Simplecast.

    4. Grave e edite o áudio

    A gravação não é o ponto final do podcast. Alguns softwares de edição de áudio mais comuns são Audacity e Adobe Audition. Esse passo é importante para remover falhas ou pausas desnecessárias, além de incluir vinhetas, sons e intervenções que tornam o podcast mais agradável de ser ouvido. 

    Na imagem há um notebook, xícara de café e um smartphone escrito 'podcast' na tela.
    Podcasts podem ser acessados em plataformas de streaming. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

    Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

    Qual é a estrutura de um podcast?

    A estrutura dos programas varia de acordo com os objetivos do negócio, mas há alguns elementos básicos que devem constar na pré-produção e no roteiro.

    Vinheta

    Uma vinheta é um áudio que vira uma marca do podcast. Pode ser o nome ou um slogan, sendo um elemento de identidade do podcast. 

    Introdução 

    O programa deve começar com uma introdução breve que apresente o tema do episódio e quem é a pessoa anfitriã. Também é o momento de falar se há pessoas convidadas e quem elas são. Esse momento dá o tom do podcast, então deve ser definido antes se será um programa mais descontraído ou formal. Compreenda o público antes de gravar. 

    Conteúdo principal 

    Basicamente é a conversa, a entrevista ou a apresentação do tópico principal do programa. Para construir o conteúdo, é necessário trabalhar na pré-produção, ou seja, pesquisar e escrever um roteiro. 

    Tome os seguintes cuidados em:

    • entrevistas e conversas — na pré-produção, pesquise sobre a pessoa convidada e prepare as perguntas com antecedência. Evite gravar no improviso, pois isso pode dificultar o ritmo da entrevista ou conversa e até mesmo atrapalhar o aproveitamento do conhecimento de quem está participando. Seja cordial com quem você está gravando e lembre que aquela pessoa dedicou tempo para o podcast, por isso respeite a especialidade dela; 
    • texto — caso o podcast tenha apenas uma pessoa apresentando e falando sobre um tema, o roteiro deve considerar a forma como ela fala. Isso significa que a linguagem deve ser simples, com termos da linguagem oral. Uma dica importante é ler o texto em voz alta antes de gravar, para checar se não há cacofonias (sons de palavras que podem ser mal interpretados) e vícios de linguagem. 

    Transições

    Assim como uma edição bem-feita, transições suaves são importantes para manter o ritmo e a fluidez do episódio. Isso significa incluir música ou pausas curtas ao longo dos episódios.

    Créditos finais

    Nos créditos finais ficam as informações de contato, o nome de quem produz o podcast e outras informações que achar necessário dar para ouvintes. 

    Como as pessoas chegam ao podcast?

    A forma como as pessoas conhecem o podcast também deve ser planejada. Para divulgar a uma rede de leads, use newsletters de conteúdo, que são forma de conectar o público-alvo e o engajar a ouvir os programas. O envio de e-mails ajuda também a construir uma base de ouvintes mais próxima do público que se pretende atingir. 

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