O avanço da Inteligência Artificial e os chats conversacionais são duas realidades em plena expansão. Saia na frente transformando essas ferramentas em seus assistentes.

O ChatGPT é um método de IA que responde a comandos de criação de conteúdo e traz respostas baseadas no processamento das informações disponíveis online. A linguagem procura imitar uma conversa natural.

Esse programa geracional e conversacional aprende o encadeamento de palavras normalmente utilizadas em cada categoria específica da solicitação do usuário. Ele entrega as melhores sequências ranqueadas dentro de um determinado contexto, sem saber se a composição está correta ou não.

Quanto mais utilizado, mais o ChatGPT aprende. Se você pensou que estamos trabalhando, indiretamente, para a evolução da ferramenta, você pensou certo.

Vamos lá. Quando a ferramenta utiliza o conteúdo já disponível na internet, de maneira compacta e compilada, baseada em número de repetições, pode haver problemas com a informação e erros de conceito? Sim, sem dúvida.

Se ele se baseia numa linguagem já existente é possível que os textos saiam “sem vida”, quase uma descrição de coisas comuns? Na mosca.

Mas, e se contarmos que o ChatGPT pode ser programado para atender às necessidades do marketing digital sob medida?

Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

Navegue pelo índice

    Programando o ChatGPT

    Mais que um simples gerador conversacional, a plataforma pode ser integrada aos sistemas de informação da empresa usuária e resolver uma série de tarefas operacionais ligadas ao marketing digital.

    Essa integração pode ser feita utilizando a API do ChatGPT, que faz uma ponte entre os sistemas e permite a troca de informações entre eles. Nesse caso, a API do ChatGPT deve ser configurada dentro do ambiente de programação, permitindo acesso às ferramentas e sistemas próprios para realização das tarefas, como programas de automação de marketing, CRM, plataformas de e-commerce, sistemas de gerenciamento de leads, ferramentas de análise de dados, scripts de atendimento, além dos próprios aplicativos de chatbot.

    Tudo isso garantirá que ele trabalhe de maneira direcionada e segura, buscando as informações dentro dos sistemas da própria empresa.

    Para citar um exemplo prático, a Coca-Cola topou trabalhar com empresas de Inteligência Artificial generativa, entre elas a OpenAI, para desenvolver algumas frentes de marketing.

    como usar o chatgpt no marketing

    ChatGPT e o Marketing Digital

    Um dos pilares do marketing digital é conduzir os visitantes de um site pelo funil de vendas, efetivando mais negócios. Pensando nas estratégias conhecidas dentro desse universo, podemos citar os seguintes usos:

    1) Coleta e análise de dados

    Uma vez integrada ao sistema, a plataforma consegue reunir e processar dados baseados no comportamento do visitante. O ChatGPT monitora comportamentos de navegação, termos buscados dentro do site, interações com o chatbot, preferência de produtos e outros movimentos dentro do site. Com isso, ele faz uma leitura mais acurada dos padrões e tendências dos visitantes. Esse dado pode ser analisado pela equipe de marketing digital e utilizado para criar estratégias muito mais eficientes.

    2) Leads

    É possível programar o ChatGPT para realizar perguntas estratégicas e qualificar o visitante do site, ajudando a entender em qual momento da jornada de compra ele está. De acordo com a disponibilidade de informações fornecidas por esse visitante, a plataforma analisa sua probabilidade de comprar e direciona os dados para a equipe de vendas. Munida de informações, a equipe pode ter uma abordagem mais proativa e bem direcionada para fechar negócio.

    3) Nurturing

    Caso seja integrado com as ferramentas de automação, o ChatGPT utilizará a geração conversacional para coletar e analisar as informações do lead. Com as conversas relacionadas às indicações dadas pelo sistema da empresa, é possível colocar o lead dentro do funil de vendas no nível correto da jornada de compras, começando assim sua nutrição de maneira otimizada e inteligente.

    +Nutrição de leads: entenda o que é e como fazer

    4) Experiência de navegação

    O ChatGPT é capaz de recomendar produtos e serviços a partir da leitura das interações do visitante no site, e-commerce ou outros aplicativos. Esse histórico vai sendo alimentado a cada visita, aprimorando ainda mais a experiência de navegação. Isso porque a plataforma pode ser programada para reconhecer e armazenar as interações anteriores. Inclusive, caso haja uma conversa interrompida no chatbot, o sistema continua de onde parou.

    5) Criação de campanhas

    É possível criar peças publicitárias e programar interações conversacionais por meio do ChatGPT. Além de oferecer uma experiência imersiva e personalizada, o sistema vai coletando dados para melhorar suas recomendações de produtos e serviços.

    Em resumo, a tecnologia empregada por meio de ferramentas conversacionais com Inteligências Artificiais promete proporcionar mais eficiência, personalização e interações de qualidade com os usuários, visitantes, leads e clientes. Mas uma coisa é certa: ela ainda não atingiu maturidade suficiente para substituir a criatividade humana.

    Mesmo sendo capaz de gerar textos com competência, existe um trabalho de polimento, de subtexto e humanização não alcançado por ela. Hoje, o trabalho realizado pelo ChatGPT funciona como uma assistência e para otimização de processos, mas ainda não substitui profissionais experientes e bem qualificados.

    Conheça a melhor ferramenta para divulgar o seu negócio e se relacionar com seu público

    SAIBA MAIS