Calcular a frequência absoluta e a frequência relativa é útil para que cientistas de dados analisem um conjunto de informações e obtenham insights

O cálculo da frequência absoluta e frequência relativa é fundamental para a ciência de dados, pois possibilita analisar a distribuição das informações e obter insights importantes sobre o conjunto em estudo. Isso ajuda a identificar quais valores são mais comuns e quais são mais raros, permitindo assim uma compreensão inicial da natureza dos dados. 

Essas medidas estatísticas também são úteis para criar visualizações gráficas dos dados, facilitando dessa forma a compreensão do contexto em que eles estão inseridos. Por exemplo, os histogramas e gráficos de barras são representações visuais claras da distribuição de dados, proporcionadas a partir do cálculo das frequências absoluta e relativa. 

Com isso, é possível tomar decisões guiadas por dados, por exemplo: a frequência absoluta das vendas pode ajudar a decidir quais produtos devem ser promovidos ou quais estratégias de marketing devem ser adotadas, enquanto a frequência relativa permite agrupar os clientes em grupos com base em suas características. 

Navegue pelo índice

    O que é frequência absoluta? 

    O cálculo da frequência absoluta e relativa pode ser usada tanto em estratégia de vendas quanto em desenvolvimento de software
    O cálculo da frequência absoluta e relativa serve tanto para estratégias de vendas quanto para desenvolvimento de software. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    A frequência absoluta (FA) é um conceito da estatística que representa a contagem ou o número de ocorrências de um determinado evento dentro de um conjunto de dados. Em outras palavras, é a quantidade de vezes que um valor específico aparece em uma coleção de dados

    A medida é utilizada para analisar a distribuição dos valores em um conjunto de números, permitindo identificar quais valores são mais comuns e quais são menos frequentes. Ela é uma das medidas mais simples e fundamentais na análise estatística de um conjunto. 

    O conceito é útil para resumir dados em tabelas de frequência e gráficos, permitindo assim uma melhor visualização da distribuição dos valores. Além disso, pode ser usada em conjunto com outros conceitos estatísticos, como a frequência relativa e a frequência acumulada, para obter uma análise mais completa das informações. 

    O que é frequência relativa? 

    A frequência relativa (FR) representa a proporção ou a porcentagem de ocorrências de um determinado evento em comparação ao número total de um conjunto de dados. É a frequência absoluta dividida pelo número total de elementos no conjunto e então multiplicada por 100 para obter a representação em percentual. 

    Em estatística, o conceito ajuda a compreender a distribuição dos valores em relação ao todo e permite comparar a relevância de cada valor em relação ao conjunto total. Ele fornece uma visão mais contextualizada da frequência de um valor e facilita a comparação entre diferentes conjuntos de dados, mesmo que tenham tamanhos diferentes. 

    Ao analisar um conjunto de dados, a frequência relativa pode ajudar a identificar quais valores são mais frequentes e quais são menos frequentes, bem como a proporção de cada valor em relação ao todo. Ela pode ser usada em tabelas de frequência, bem como em gráficos de setores (pizza) e outras representações visuais. 

    Quais são as diferenças entre frequência relativa e frequência absoluta? 

    As frequências absoluta e relativa apresentam abordagens distintas e fornecem informações diferentes. Enquanto a frequência absoluta é a contagem direta do número de ocorrências de um valor específico em um conjunto de dados, a frequência relativa é a proporção ou porcentagem do número de ocorrências de um valor em relação ao total de elementos do conjunto 

    Veja quais são as principais diferenças entre os dois conceitos: 

    Forma de apresentação 

    • FA — É expressa em valores inteiros que representam a contagem exata de ocorrências de cada valor no conjunto de dados. 
    • FR — É expressa em forma de porcentagem ou proporção, mostrando a participação de cada valor em relação ao total do conjunto. 

    Interpretação 

    • FA — Fornece informações sobre a quantidade real de ocorrências de cada valor, permitindo uma compreensão direta da distribuição dos dados. 
    • FR — Fornece informações sobre a importância relativa de cada valor em relação ao todo, destacando a proporção ou peso que cada valor representa no conjunto. 

    Comparação entre conjuntos de dados 

    • FA — Útil para comparar a quantidade de ocorrências de um valor em diferentes conjuntos de dados. 
    • FR — Usada para comparar a distribuição e a proporção de cada valor em diferentes conjuntos de dados, mesmo que tenham tamanhos diferentes. 

    Escala 

    • FA — Medida absoluta e não depende do tamanho total do conjunto de dados. 
    • FR — Medida relativa e depende do tamanho total do conjunto de dados, pois é calculada em relação ao todo. 

    Como os dois conceitos aplicam-se no desenvolvimento de software? 

    Em muitos projetos de desenvolvimento de software, é comum lidar com conjuntos de dados e informações coletadas de usuários ou sistemas externos. Nesse contexto, a frequência absoluta pode ser usada para contar a ocorrência de valores específicos dentro desses dados. 

    Por exemplo, ao analisar feedbacks de usuários em uma pesquisa de satisfação, desenvolvedores podem usar a frequência absoluta para saber quantos usuários deram notas de 1 a 5 em um aplicativo ou serviço. 

    Em sistemas que trabalham com coleta contínua de informações, como aplicativos de análise de tráfego ou redes sociais, a frequência absoluta pode ser útil para calcular métricas específicas, como a quantidade de vezes que um evento ocorreu. Isso pode ajudar a identificar padrões de uso ou comportamentos dos usuários. 

    Em projetos mais complexos, em que quem desenvolve precisa fazer escolhas com base em dados, a frequência relativa pode ser usada para analisar o desempenho de diferentes recursos em um aplicativo, ajudando a entender qual recurso é mais utilizado pelos usuários, e dessa forma é possível tomar decisões informadas sobre melhorias e otimizações. 

    Ao conduzir testes de software ou realizar validações de dados, a frequência absoluta pode ser usada para verificar se os resultados estão ocorrendo como esperado. Isso é especialmente relevante em testes de usabilidade, no qual quem desenvolve pode medir quantas vezes certas ações são executadas pelos usuários durante um teste. 

    Leia também

    Como calcular a frequência absoluta? 

    mulher calculando a frequência absoluta usando um notebook e um tablet
    O cálculo à mão apenas é possível em pequenos conjuntos de dados. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Para calcular a frequência absoluta de um valor em um conjunto de dados, siga os passos em seguida: 

    1. Organize os dados — coloque os valores em ordem crescente ou decrescente para facilitar a contagem. 
    1. Identifique o valor específico — escolha o valor para o qual deseja calcular a frequência absoluta. 
    1. Conte as ocorrências — conte quantas vezes o valor escolhido aparece no conjunto de dados. 
    1. Anote o resultado — o número de ocorrências do valor específico é a frequência absoluta desse valor. 

    Por exemplo, suponha que você tenha o seguinte conjunto de dados representando as idades de um grupo de pessoas: 

    25, 30, 25, 18, 22, 25, 35, 30, 40, 25 

    Vamos calcular a frequência absoluta do valor “25”: 

    1. Organize os dados em ordem crescente ou decrescente: 18, 22, 25, 25, 25, 25, 30, 30, 35, 40. 
    1. Identifique o valor específico — calcule a frequência absoluta do valor “25”. 
    1. Conte as ocorrências — o valor “25” aparece quatro vezes no conjunto de dados. 
    1. Anote o resultado — a frequência absoluta do valor “25” é 4. 

    Portanto, o valor “25” aparece quatro vezes no conjunto de dados, o que significa que sua frequência absoluta é 4. 

    Como calcular a frequência relativa? 

    Para calcular a frequência relativa de um valor em um conjunto de dados, os passos são semelhantes ao cálculo da frequência absoluta, mas contam com uma etapa a mais no final: 

    1. Organize os dados — coloque os valores em ordem crescente ou decrescente para facilitar os cálculos. 
    1. Identifique o valor específico — escolha o valor para o qual você deseja calcular a frequência relativa. 
    1. Conte as ocorrências — conte quantas vezes o valor escolhido aparece no conjunto de dados. 
    1. Calcule a frequência relativa — divida o número de ocorrências do valor específico pelo total de observações no conjunto de dados. 

    A fórmula para calcular a frequência relativa é: 

    Frequência Relativa = (Número de Ocorrências do Valor Específico) / (Total de Observações no Conjunto de Dados) 

    Para obter a frequência relativa em porcentagem, multiplique o resultado por 100.

    Vamos utilizar o mesmo exemplo anterior. Suponha que o seguinte conjunto de dados representando as idades de um grupo de pessoas: 

    25, 30, 25, 18, 22, 25, 35, 30, 40, 25 

    Agora, precisamos calcular a frequência relativa do valor “25”: 

    1. Organize os dados em ordem crescente ou decrescente: 18, 22, 25, 25, 25, 25, 30, 30, 35, 40 
    1. Identifique o valor específico — vamos calcular a frequência relativa do valor “25”. 
    1. Conte as ocorrências — o valor “25” aparece quatro vezes no conjunto de dados. 
    1. Calcule a frequência relativa

    Frequência Relativa = 4 (Número de Ocorrências do Valor Específico) / 10 (Total de Observações no Conjunto de Dados) = 0,4 

    Então multiplicamos por 100 para obter a frequência relativa em porcentagem: 

    Frequência Relativa = 0,4 * 100 = 40% 

    Portanto, o valor “25” tem uma frequência relativa de 40%, o que significa que ele aparece em 40% das observações no conjunto de dados. 

    Como calcular a frequência absoluta e a frequência relativa em SQL? 

    Para calcular a frequência absoluta e a frequência relativa em SQL, uma combinação de consultas SQL e funções de agregação pode ser usada. Vamos considerar um exemplo usando uma tabela fictícia chamada “dados”, que contém uma coluna chamada “valor” com os dados de interesse. 

    Suponha que a tabela “dados” tenha a estrutura em seguida: 

    +—-+——-+ 

    id | valor

    +—-+——-+ 

    1 | 2

    2 | 3  

    3 | 2

    4 | 4

    5 | 4

    6 | 3

    Passo 1: Calcular a frequência absoluta 

    Para calcular a frequência absoluta, você pode usar a cláusula GROUP BY em conjunto com a função de agregação COUNT para contar quantas vezes cada valor aparece na coluna “valor”. 

    SELECT valor, COUNT(valor) AS frequencia_absoluta 

    FROM dados 

    GROUP BY valor; 

    Isso retornará o seguinte resultado: 

    +——-+——————-+ 

    valor | frequencia_absoluta

    +——-+——————-+ 

    2 | 2

    3 | 2

    4 | 2

    Passo 2: Calcular a frequência relativa 

    Calcula-se frequência relativa dividindo a frequência absoluta de cada valor pelo número total de registros na tabela. 

    Para calcular a frequência relativa, você pode usar a mesma consulta do passo 1 e dividir a coluna “frequencia_absoluta” pelo total de registros na tabela. 

    SELECT valor, COUNT(valor) AS frequencia_absoluta, 

    COUNT(valor) / (SELECT COUNT(*) FROM dados) * 1.0 AS frequencia_relativa 

    FROM dados 

    GROUP BY valor; 

    Isso retornará o seguinte resultado: 

    +——-+——————-+———————+ 

    valor | frequencia_absoluta| frequencia_relativa

    +——-+——————-+———————+ 

    2 | 2 | 0.3333

    3 | 2 | 0.3333

    4 | 2 | 0.3333  

    +——-+——————-+———————+ 

    Neste exemplo, a coluna “frequencia_relativa” representa a frequência relativa de cada valor na tabela. 

    Lembrando que esse é apenas um cenário hipotético usando uma tabela fictícia chamada “dados”, portanto a consulta deve ser adaptada acordo com sua estrutura de tabela e dados específicos. 

    Como calcular a frequência absoluta e a frequência relativa em grandes conjuntos de dados? 

    Usar um servidor VPS para calcular a frequência absoluta e a frequência relativa pode ser uma opção viável, especialmente se você estiver lidando com grandes volumes de dados ou necessita de processamento intensivo

    Acompanhe o crescimento do seu negócio sem preocupações. O Servidor VPS da Locaweb permite expandir recursos conforme suas necessidades. 

    Veja mais sobre os diferenciais e benefícios do servidor VPS da Locaweb!

    Clique aqui