Com atenção aos detalhes e conhecimento do mercado, você pode chegar longe. Confira os pontos mais importantes para você ter sucesso em sua estratégia de vendas online e começar a empreender no setor de moda.

Brasileiros e brasileiras são apaixonados por moda, isso é fato. Em 2021, o mercado nacional de vestuário movimentou R$ 224 bilhões, 14% mais que no ano anterior (quando a pandemia segurou o consumo no setor). Isso representa 10 vezes mais que a média do varejo como um todo – e mostra que comprar roupas é uma parte muito importante do nosso dia a dia.

E não é à toa: 6 bilhões de peças de roupas foram adquiridas no Brasil no ano passado, o que dá uma média de 28 peças por habitante a cada 12 meses. Segundo o IEMI, instituto de inteligência de mercado ligado à moda, quase 20% dos consumidores declararam terem sido impactados por influenciadores de redes sociais em suas decisões de compra. Isso mostra o quanto o digital é importante na estratégia de qualquer empreendedor – mesmo que ele não tenha um e-commerce.

Não estar online, porém, é cada vez mais raro: o Brasil já passou faz tempo da fase em que havia dúvidas se era possível comprar vestuário pela internet: em 2021, segundo a Neotrust, 19% dos produtos vendidos online foram do varejo de moda. Pode não ser possível experimentar online suas roupas, mas a facilidade de realizar trocas e devoluções, de retirar produtos na loja e já provar lá mesmo, e o uso de descrições detalhadas e tabelas de medidas contribuem para o grande sucesso de público das lojas online do segmento.

Na pandemia, muitos empreendedores e lojas foram criativos e passaram a vender via WhatsApp, por meio de catálogos em PDF ou interativos, usando links de pagamento para agilizar as vendas. Modelos de negócios como a tradicional maleta de roupas levada à casa das clientes também voltaram à moda – e ajudaram o setor a continuar em alta.

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    Tendências para ficar de olho no setor de moda

    Não apenas para 2022, mas também para os próximos anos, várias tendências importantes estão acelerando a presença no segmento moda no varejo digital. Se você quer empreender no setor de moda online, esteja atento a estes pontos:

    Marketplaces

    Os marketplaces são grandes shopping centers virtuais, em que uma empresa desenvolve a plataforma e serviços agregados (serviços financeiros, logística, publicidade e outros) e os sellers utilizam o sistema para alcançar o público. Nesse modelo, o seller paga ao dono da plataforma uma participação nas vendas (o take rate). Entre as plataformas mais conhecidas no mercado brasileiro estão Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza.

    Vender por marketplaces pode ser um caminho interessante para quem quer se expor a um público amplo, mas a concorrência é extremamente acirrada por lá: com dezenas ou centenas de concorrentes vendendo exatamente o mesmo produto que o seu (ou muito semelhantes), a competição acaba se baseando em preço – e nem sempre isso é saudável para a sua marca.

    Live commerce

    O live commerce é uma tendência que surgiu ainda antes da pandemia na China, mas explodiu com o isolamento social. Você lembra daqueles programas tipo “1406” na televisão, que anunciavam produtos para serem comprados por telefone? Agora imagine uma versão 2.0 desse modelo, traduzida para a era digital, em que os produtos são apresentados em lives no e-commerce, no YouTube ou nas redes sociais, com a possibilidade de serem comprados online. Interessante, não é?

    Esse modelo é uma imensa força vendedora no varejo chinês – e vem ganhando corpo no Brasil. É uma forma eficiente de aumentar o relacionamento com o cliente, já que as lives não se limitam a vender produtos, mas explicam o funcionamento dos produtos, dão dicas de combinação e caimento, respondem dúvidas dos clientes e aumentam a confiança do consumidor sobre aquela marca. Vale ficar de olho!

    Novos meios de pagamento

    Carteiras digitais e o Pix vão continuar em alta, ocupando espaço de outros sistemas, como boletos e cartões de crédito. E isso é ótimo para o lojista, que tem custos menores, recebe o dinheiro mais rápido e pode aumentar seu fluxo de caixa. A evolução dos meios de pagamento faz com que empreendedores possam digitalizar seus negócios, rentabilizar suas operações e escalar suas atividades com agilidade e segurança.

    Um ecossistema de pagamentos que integra vendas online, vendas recorrentes e vendas presenciais amplia ainda mais as possibilidades do seu negócio, pois acompanha o ritmo dos clientes e pode manter o relacionamento com o consumidor em qualquer lugar.

    como vender online produtos de moda

    Hora de empreender no setor de moda: como fazer?

    Empreender online não é complicado, mas também não é algo que se faça sem atenção aos detalhes. Tomando cuidado com vários pontos, você conseguirá criar um e-commerce de sucesso. Entre esses pontos estão:

    Escolha sua plataforma de e-commerce

    A escolha da melhor plataforma para o seu negócio é essencial para o sucesso da sua loja online. Ela precisa acompanhar a evolução das suas vendas, seu crescimento e estar sempre atualizada às tendências do mercado. Por isso, selecione um sistema que possa te atender por pelo menos 3 anos sem ficar desatualizado. Mesmo que seja preciso investir um pouco mais agora, é melhor do que ter que construir tudo do zero mais à frente.

    Pergunte se a plataforma:

    • Tem integração com o seu ERP ou pode ser facilmente integrada;
    • Tem integração com os principais meios de pagamento do mercado;
    • Está integrada a transportadoras e aos Correios;
    • Permite a personalização do layout, para que a página do site reflita a personalidade do seu negócio;
    • Dá suporte à sua política comercial, sem exigir que você se adapte às limitações do sistema;
    • Tem URLs amigáveis, que facilitam que o produto seja indexado no Google e melhoram seu SEO;
    • Permite fazer as promoções que você mais usa e oferece outras possibilidades para ações promocionais que alavanquem seu negócio.

    Categorize os produtos

    Criar uma boa árvore de categorias é essencial para que os produtos possam ser bem localizados. Você precisa ter uma estrutura clara, para que o cliente entenda como procurar e encontre mais facilmente os produtos.

    Essa estrutura depende de como o cliente vai navegar em sua página e como ele irá procurar os itens. Um exemplo: se alguém entra em seu e-commerce buscando camisas sociais, uma opção é ter uma seção “camisas sociais”, ou ainda separar por ocasião (“trabalho / camisas sociais”). Certifique-se de que a plataforma de e-commerce seja flexível na criação de categorias, para que você possa desenvolver o site da forma como o cliente navegue melhor nele.

    Busca e filtros

    Quanto mais o site cresce e mais produtos tem, mais difícil é escolher produtos pelos menus de categoria. Se ao entrar, por exemplo, em “vestidos”, a cliente tiver 500 opções à sua escolha, é bem possível que desista. Por isso, ter uma busca e filtros eficientes faz uma enorme diferença.

    Nesse exemplo dos vestidos, a cliente poderia digitar o que deseja na barra de busca: “vestido de festa longo vermelho”, por exemplo. E os filtros de busca podem mostrar apenas os resultados no tamanho desejado, ou por características (“manga longa”, “abaixo do joelho” e por aí vai).

    Capriche nas fotos

    No e-commerce de moda, é essencial criar boas fotos. O cliente precisa se ver em cada peça e, por isso, a qualidade da apresentação é muito importante. Dicas importantes:

    • Fotografe em todas as posições, para mostrar a peça em vários ângulos;
    • Padronize os ângulos das fotos e o tamanho das imagens;
    • Use fundo infinito, se possível branco, para dar mais destaque à peça;
    • Economize nos acessórios, para que a roupa seja o foco da atenção do cliente;
    • Tenha fotos de detalhes como a barra, a gola e as costuras do produto;
    • Se possível, faça vídeos, criando “mini desfiles” com as peças;
    • Apresente looks coordenados para valorizar a peça que está sendo apresentada.

    Capriche na divulgação

    Ao contrário do que acontece em uma loja física, nada acontece no online só com a abertura do ponto de venda. Se ninguém souber que seu e-commerce existe, você não terá resultado. Por isso:

    • Reserve uma verba para investir no Google Shopping e em Google AdWords;
    • Estude em quais redes sociais seu público está, e então invista em publicidade nessa plataforma;
    • Analise os resultados de cada ação para identificar oportunidades de vender mais ou de reduzir a publicidade em itens e canais que não trazem retorno.

    Essa é somente uma introdução sobre como empreender no setor de moda – existe muito mais a conhecer em sua jornada digital. Fazendo bem esses primeiros passos, porém, você aumenta sua chance de sucesso. Conte com a Locaweb para te ajudar nessa jornada!

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    Equipe Locaweb

    Viramos referência quando o assunto é internet, porque somos motivados pelo que fazemos: desenvolver. Nossa riqueza humana, cerca de mil funcionários, engrandece nosso portfólio de serviços de internet. Existimos para facilitar o desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores que buscam o sucesso de seus negócios por meio desses serviços.

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