Se você tem uma loja física e uma loja virtual, sabe que manter o controle do estoque de ambas é um dos maiores desafios do seu negócio. Confira como o ERP pode ajudá-lo no planejamento financeiro!

Você precisa garantir que os produtos estejam disponíveis para os seus clientes, tanto na loja física quanto nos canais online, sem correr o risco de ter excesso ou falta de mercadorias. Certo? Além disso, você precisa ter uma visão clara da sua situação financeira, para poder tomar decisões estratégicas e planejar o crescimento do seu negócio.

Mas como fazer isso de forma eficiente e integrada? Se você compartilha da mesma dúvida, a resposta está neste artigo. Nele, vamos explicar como um sistema ERP pode facilitar a sua vida e otimizar os resultados do seu negócio. Vamos lá?

Navegue pelo índice
    Navegue pelo índice

      O que é um sistema ERP?

      No mundo dos negócios, muito se ouve falar sobre ERP, mas você sabe o que essa pequena sigla significa? Não? Então calma que a gente explica!

      Na verdade, ERP significa Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português. Trata-se, portanto, de um software ou plataforma online que integra todos os processos e dados de uma empresa em um único lugar, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica.

      Isso é possível porque um sistema ERP permite que você tenha uma visão geral e integrada do seu negócio, desde o fluxo de caixa até o controle de estoque, passando pelas vendas, compras, emissão de documentos fiscais, cadastro de clientes, fornecedores e produtos, entre outros.

      Graças a isso, você pode tomar as melhores decisões em prol do crescimento do seu negócio. Ao ter uma visão panorâmica da situação da sua empresa, você pode planejar investimentos, reduzir gastos, negociar com fornecedores, e traçar objetivos e metas mensuráveis de crescimento.

      Para que serve um sistema ERP?

      De maneira resumida, podemos dizer que um sistema ERP serve para automatizar e simplificar as rotinas administrativas, financeiras, comerciais, operacionais e logísticas de uma empresa. 

      Com ele, você pode controlar o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, as vendas, os estoques e as notas fiscais. Além disso, pode cadastrar e gerenciar os clientes, fornecedores e produtos e realizar muitas outras atividades. 

      Ao automatizar tarefas burocráticas e repetitivas, o sistema reduz custos, aumenta a produtividade das equipes de trabalho, evita erros e retrabalhos e facilita a comunicação entre os diversos setores da empresa. Ademais, melhora a qualidade e a segurança dos dados e fornece relatórios gerenciais baseados em dados confiáveis para a tomada de decisões.

      Como funciona?

      Um sistema ERP funciona basicamente como um banco de dados centralizado, que armazena e organiza todas as informações da empresa. 

      Esses dados são acessados e atualizados por diferentes módulos ou funcionalidades, que se comunicam entre si e garantem a consistência e a confiabilidade das informações

      Assim, você pode padronizar os processos da sua empresa, melhorando a realização das atividades Além disso, pode gerar relatórios, gráficos, indicadores e análises que ajudam a fazer as melhores escolhas para o seu negócio.

      Principais funcionalidades de um sistema ERP

      Os módulos ou funcionalidades do ERP podem variar bastante, conforme a empresa desenvolvedora, o porte da empresa contratante e o segmento de mercado. Mas, de maneira geral, o sistema costuma oferecer as seguintes funcionalidades:

      Finanças

      Esse módulo permite controlar o movimento financeiro da empresa, registrando as entradas e saídas de dinheiro, as contas a pagar e a receber, os impostos, as conciliações bancárias e muito mais. 

      Você também pode gerar relatórios financeiros personalizados que mostram o desempenho do seu negócio por período, por produto ou por cliente.

      Integração com estoque

      Um dos grandes desafios de quem tem loja física e virtual é gerenciar o estoque da empresa de forma integrada. Se você se enxergou nesse contexto, o parágrafo seguinte tem uma boa notícia.

      O sistema ERP permite que você gerencie o seu catálogo de produtos, cadastre fornecedores e integre o seu estoque com os diferentes canais de venda da empresa. 

      Você pode, por exemplo, registrar as entradas e saídas de mercadorias por meio de notas fiscais e acompanhar as movimentações entre filiais ou depósitos. Além disso, pode acompanhar o nível do estoque em tempo real e receber alertas quando algum produto estiver abaixo da quantidade mínima ou acima da máxima, e muito mais.

      Integração com marketplaces

      Outra funcionalidade interessante de um ERP é que a ferramenta permite a integração com as principais marketplaces do mercado.

      Em outras palavras, isso significa que você pode sincronizar os dados de produtos, estoques, preços, pedidos, clientes e notas fiscais entre os diferentes canais de venda em um só lugar, evitando erros, duplicidades e falta de mercadorias no estoque.

      Vendas

      Funcionalidade que permite controlar todo o processo de vendas da empresa, registrando os pedidos dos clientes, as condições comerciais, as comissões dos vendedores, as tabelas de preços, entre outros aspectos relevantes para o seu negócio. 

      Além disso, você também pode acompanhar os resultados da sua equipe à distância, emitir notas fiscais e comprovantes de venda. E como se não bastassem essas vantagens, também pode integrar as suas vendas aos sistemas de logística como Correios e transportadoras.

      Emissão de notas fiscais

      O ERP também facilita a emissão de notas fiscais eletrônicas e de serviço (NF-e e NFS-e) de forma rápida e segura. Com essa funcionalidade, você pode cumprir suas obrigações tributárias sem precisar usar outro software ou site.

      Integrações logísticas

      Cabe ainda destacar que a ferramenta permite a integração com transportadoras e intermediadores logísticos, além de marketplaces. Isso, por sua vez, facilita a gestão do estoque, o envio e o rastreamento das mercadorias.

      Vantagens do sistema ERP para as empresas

      As vantagens de usar um sistema ERP na sua empresa são muitas. Abaixo, listamos apenas algumas delas, veja:

      • Controle e organização dos processos da empresa;
      • Mais eficiência e agilidade na execução das tarefas;
      • Segurança e confiabilidade das informações;
      • Integração e comunicação entre os departamentos da empresa;
      • Maior visibilidade e transparência da situação do negócio;
      • Economia de tempo e recursos humanos e financeiros;
      • Satisfação e fidelização de clientes;
      • Maior competitividade e rentabilidade da empresa no mercado.

      O que é planejamento financeiro?

      Em princípio, é o processo de organizar as receitas e despesas da sua empresa, definir metas e estratégias, acompanhar os resultados e tomar decisões baseadas em dados. 

      Fazer um bom planejamento financeiro é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio, evitar surpresas desagradáveis, aproveitar oportunidades de crescimento e aumentar a competitividade no mercado. 

      De acordo com o Sebrae, um planejamento e gestão financeira eficazes poderiam ter evitado o fechamento de 7,9% das empresas no Brasil no ano de 2020.

      Dicas para facilitar o planejamento financeiro do seu negócio

      O planejamento financeiro pode parecer uma tarefa complexa e trabalhosa, mas existem algumas dicas que podem facilitar o seu dia a dia. Veja algumas delas:

      • Separe as contas pessoais das contas da empresa;
      • Registre todas as entradas e saídas de dinheiro, por menor que sejam;
      • Classifique as receitas e despesas por categorias, como fixas, variáveis, operacionais ou não operacionais;
      • Faça um fluxo de caixa diário, semanal, mensal e anual, e mantenha-o sempre sobre controle;
      • Estabeleça metas e objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo;
      • Monitore os resultados periodicamente e compare com o planejado;
      • Revise e ajuste o planejamento financeiro sempre que necessário.

      Como um ERP pode auxiliar no planejamento financeiro do seu negócio?

      Você deve estar se perguntando: mas como fazer tudo isso de forma prática e eficiente? A resposta é simples: com a ajuda de um sistema ERP

      Um ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão integrada que permite automatizar e centralizar as informações e processos da sua empresa em uma única plataforma. 

      Nesse sentido, o sistema pode ser um grande aliado no planejamento financeiro, pois oferece uma série de benefícios, como:

      Visão completa sobre a situação financeira do seu negócio

      Com um ERP, você pode acessar todos os dados financeiros da sua empresa em tempo real e de forma integrada. 

      Sendo assim, você pode consultar relatórios gerenciais que mostram o faturamento, o lucro, os custos, as despesas, os impostos, entre outros detalhes. 

      Além disso, você também tem acesso a gráficos e dashboards que facilitam a análise e a tomada de decisão.

      Ajuda a controlar o fluxo de caixa

      Com um bom sistema de gestão você também pode controlar o fluxo de caixa da sua empresa de forma simples e eficaz.

      Isso porque a ferramenta possibilita registrar e acompanhar todas as entradas e saídas previstas e realizadas, verificar o saldo disponível e muito mais.

      Emitir notas fiscais eletrônicas

      Com um ERP, você pode emitir notas fiscais eletrônicas de vendas, de serviços e ao consumidor de forma rápida e segura, sem precisar acessar o site da Sefaz. Além disso, você pode armazenar as notas fiscais em nuvem e consultar sempre que precisar.

      Gerar orçamentos e boletos

      Com um ERP, você pode emitir orçamentos e boletos registrados para os seus clientes de forma fácil e profissional. 

      Você pode personalizar os documentos com a identidade visual da sua empresa, e enviá-los por e-mail aos seus clientes, facilitando a comunicação e a cobrança. 

      Monitorar as contas a pagar e a receber do negócio

      Um sistema ERP permite que você registre e acompanhe todas as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio, gerando relatórios e alertas sobre vencimentos, atrasos, inadimplências e recebimentos. 

      Assim, você pode controlar a movimentação financeira da sua empresa, evitar o endividamento e planejar melhor os investimentos.

      Fazer a conciliação bancária de forma prática

      Mas os benefícios de um ERP para o planejamento financeiro do negócio não acabam por aí. O sistema também facilita a conferência das movimentações bancárias com os lançamentos no sistema, evitando erros, fraudes e divergências. 

      Além disso, você pode integrar o sistema ERP com o seu banco ou com sua conta digital, agilizando as transações e reduzindo os custos operacionais.

      Melhorar a experiência do cliente

      Por fim, mas não menos importante, você pode melhorar a experiência do seu cliente em todas as etapas do processo de compra com um ERP. 

      Isso é possível porque ao centralizar todas as informações e processos da sua empresa em um único lugar, você pode oferecer um atendimento ágil e personalizado aos seus clientes. E isso, por sua vez, aumenta as chances de recompra e fidelização. 

      Como o Bling pode descomplicar a gestão financeira do seu negócio?

      Agora que você já sabe como um sistema ERP pode te ajudar a fazer o planejamento financeiro do seu negócio, você deve estar se perguntando: qual é o melhor ERP para a minha empresa? 

      Na verdade, não existe uma resposta única para essa questão. Até mesmo porque o melhor sistema é aquele que atende às características e necessidades do seu negócio. 

      No entanto, o Bling oferece soluções completas e descomplicadas para a gestão financeira do seu negócio que podem facilitar o seu dia a dia. Com o Bling, você pode:

      • Integrar a sua loja com os principais marketplaces do mercado;
      • Controlar o seu estoque, gerenciando as entradas, saídas e movimentações dos seus produtos;
      • Gerenciar os seus pedidos, acompanhando todo o processo desde a venda até a entrega;
      • Emitir notas fiscais eletrônicas (NFe), notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e) e notas fiscais do consumidor eletrônicas (NFC-e) com facilidade e rapidez;
      • Emitir orçamentos e boletos registrados com apenas alguns cliques;
      • Controlar o seu fluxo de caixa, registrando todas as suas receitas e despesas e visualizando o seu saldo em tempo real;
      • Emitir relatórios gerenciais, analisando o seu desempenho financeiro, de vendas, de estoque e de clientes;
      • E muito mais.

      Se você quer descomplicar a gestão financeira do seu negócio de forma prática e eficiente, aproveite o cupom exclusivo da #Locaweb e teste o Bling por 3 meses grátis e sem compromisso. 

      Basta acessar o site do Bling, escolher o seu plano que melhor se encaixa no seu orçamento e no seu sonho empreendedor e inserir o cupom #Locaweb na hora da contratação. 

      Mas corra, pois a oferta é válida para novas contas e não é cumulativa com outras promoções. Não perca essa chance de turbinar o seu negócio com o Bling!