Tomar decisões estratégicas com base em dados não é mais um diferencial, e sim uma característica fundamental para a sobrevivência das empresas

Se você tem uma empresa, por menor que seja, já sabe que a informação é sua maior aliada. Isso porque é o conhecimento do mercado, dos concorrentes, dos fornecedores e dos futuros clientes que permite tomar decisões estratégicas com mais confiança e embasamento, certo?

E é exatamente disso que se trata a metodologia data-driven, um modelo de gestão orientado por dados que pode ser aplicado a qualquer negócio para melhorar resultados e reduzir custos.

Neste texto, vamos explicar o que é data-driven, quais são as vantagens e como levar essa ferramenta para o dia a dia da sua empresa.

Navegue pelo índice

    O que é data-driven?

    Em inglês, data-driven significa ser “movido” por dados, então dizer que uma empresa é data-driven é o mesmo que afirmar que o negócio é guiado por dados, que se orienta por informações concretas e confiáveis na hora de tomar decisões estratégicas.

    Nada mais é do que uma metodologia, uma forma de conduzir os negócios — que, inclusive, está bastante em alta. Com o mercado cada vez mais competitivo e acirrado, dar espaço para intuições e opiniões pessoais no momento de traçar o planejamento de uma empresa não é um bom caminho. E há evidências para isso.

    Segundo um estudo da Harvard Business Review, 49,2% dos executivos das mil empresas mapeadas afirmaram ter percebido redução significativa dos custos de operação ao implementar a estratégia data-driven na organização.

    dois homens sentados frente a computadores.
    Ter uma gestão orientada a dados gera inúmeros benefícios, como melhoria de produtividade e redução de custos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Isso porque ter acesso a informações sólidas permite tomar decisões importantes com mais embasamento e menos achismos. Dessa forma, é possível antecipar tendências e prever problemas com mais precisão, evitando trabalho dobrado e desperdício de recursos. Gostou da ideia e quer aplicá-la em seu negócio? Veja a seguir como o data-driven funciona na prática.

    Como aplicar o data-driven na prática?

    Se você tem uma empresa pequena ou média, pode estar se perguntando como seria possível colocar em ação essa tal de cultura orientada a dados. Afinal, falando assim, tudo parece bastante abstrato. Mas é mais simples do que você imagina.

    Se seu negócio tem uma conta em alguma rede social, você pode começar por lá. Dê uma olhada nas estatísticas do perfil e repare nas características do público. Informações como gênero, idade e região do país dos seguidores podem ajudar, e muito, a planejar melhor a comunicação — e até mesmo a pensar na personalização dos produtos.

    Leia também:

    Mas não é só para os clientes ou prospects que você deve olhar. Ser data-driven significa ter uma visão ampla do negócio, o que também implica levantar informações sobre o ambiente externo, como o segmento de mercado em que a empresa se encontra, os possíveis concorrentes, parceiros e fornecedores.

    E não se esqueça dos processos internos. Se você tem funcionários, tente mapear informações sobre a rotina de trabalho deles: quais são os principais gargalos dos processos, os problemas mais comuns que enfrentam e as reclamações mais constantes — o que vale também para os clientes.

    Leia também: 

    Tudo isso vai permitir criar um acervo de conhecimento riquíssimo. E isso pode ser feito de inúmeras formas. Você pode, por exemplo, implementar pesquisas de satisfação (tanto para clientes quanto para funcionários), recolher as estatísticas do e-commerce e das redes sociais, contratar consultorias externas e até mesmo profissionais especializados na área, como analistas de dados. 

    Escritório com várias pessoas em volta de uma mesa de trabalho.
    Para criar uma cultura orientada a dados é preciso envolver toda a empresa, não importa o tamanho dela. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Mas atenção: de acordo com a metodologia data-driven, o que importa mesmo é o que se faz com os dados adquiridos, não apenas a informação em si. Por isso, depois da coleta, o passo mais importante é utilizar o conhecimento para orientar as decisões. Ao montar o planejamento estratégico da empresa, é fundamental que a base de qualquer caminho escolhido seja esses dados, e não simples vontades ou opiniões pessoais.

    Assim, você garantirá um futuro mais seguro e sólido para sua empresa, pois ela terá muito mais estrutura e maturidade para continuar expandindo.

    Se você está precisando de ajuda para transformar seu negócio, conheça as ofertas da Locaweb

    Saiba mais