A jornada do sonho ao sucesso pode ser longa. Sabrina Sato traz 5 insights que ela aprendeu com sua trajetória empreendedora.

A carreira da artista e empresária Sabrina Sato é uma história de empreendedorismo. Embora hoje seja um dos nomes mais conhecidos da televisão brasileira e um ímã de negócios, nem sempre foi assim: sua origem humilde na cidade de Penápolis, no interior de São Paulo, não a colocou em uma posição privilegiada para alcançar seus sonhos. Foi preciso batalhar muito para conquistar.

Em uma conversa muito descontraída na abertura do Locaweb Digital Conference 2023, Sabrina falou de seus inúmeros negócios, que abrangem áreas tão diversas quanto licenciamento de imagem, agenciamento de artistas e fazenda de café, que caminham em paralelo à sua faceta mais conhecida de apresentadora de TV. Ao longo da conversa, ela trouxe 5 lições que podem ser aplicadas à vida de todo empreendedor, seja no mundo físico, seja no digital:

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    1) Descubra o que te move

    Desde criança, Sabrina Sato tinha o sonho de ser apresentadora de TV. O que parecia ser uma fantasia de uma menina de 5 anos foi se consolidando e se tornando um objetivo de vida. “Nem todo mundo tem o privilégio de encontrar seu propósito tão cedo. Tive a sorte de encontrar o que queria fazer desde criança, mas é possível encontrar o que te move mesmo que você tenha 40, 50, 60 anos. O mais importante é enxergarmos nosso potencial e acreditarmos nele”, comenta.

    Para ela, fazer o que se ama não é somente um presente, mas um tesouro que deve ser preservado. “Temos nossos sonhos, mas a sociedade e o meio em que vivemos costuma nos fazer desacreditar do nosso potencial. Foque no seu sonho, naquilo que te faz avançar”, afirma.

    Sabrina Sato empreendedorismo
    Sabrina Sato fala sobre carreira e empreendedorismo no Locaweb Digital Conference 2023 – Foto: Renan Facciolo

    2) Cerque-se de quem acredita em você

    Ter a família sempre por perto é uma constante na vida de Sabrina. Sua irmã é sua empresária, seu irmão administra os negócios. Os pais sempre apoiaram os sonhos dos filhos e conseguiram bancar os estudos deles em São Paulo. Esse ambiente é essencial para superar os “nãos” que são constantes na vida de um empreendedor.

    Com o sonho de ser apresentadora de TV, Sabrina buscava oportunidades em testes – nada aconteceu por muito tempo. Sem o apoio familiar, ela teria desistido muito antes. “Muita gente derruba seus sonhos, te tira do caminho. Cerque-se de quem te ajuda a chegar lá”, recomenda.

    3) Prepare-se MUITO

    Ter um sonho é importante, mas não é suficiente. É preciso estar muito bem preparado. No caso de Sabrina Sato, aulas de teatro, balé e dança fizeram parte de sua infância e adolescência – tudo para que, na hora que a oportunidade surgisse, ela estivesse pronta. “Sempre tive um espírito de negociadora, sem ter vergonha ou me intimidar. Isso é importante, mas não me descuidei do preparo e de ter as habilidades de que precisava”, comenta.

    4) Mostre sua personalidade

    Toda marca de sucesso – e toda personalidade de sucesso – tem uma personalidade bem definida, com características marcantes. Muitas vezes, essa personalidade vem naturalmente: Sabrina é expansiva, engraçada e espontânea. Sua marca corporativa agrega esses aspectos e trabalha outras competências que vieram com o tempo, como a imagem de ícone fashion que Sabrina construiu nos últimos 20 anos.

    Minha marca foi crescendo de forma orgânica, a partir do que gerava identificação com o público. A essência do empreendedor, seus valores e o propósito precisam estar no centro da personalidade da marca”, ensina. O grande desafio é manter essa essência enquanto se evolui. Como fazer isso? Não deixando desaparecer os sonhos e os valores, mesmo quando tudo o mais se transforma.

    Sabrina Sato no Locaweb Digital Conference
    Sabrina Sato no Locaweb Digital Conference 2023 – Foto: Renan Facciolo

    5) Aproveite as oportunidades

    Para se manter no mercado com mil iniciativas diferentes, como vários programas de TV, agenciamento de artistas, licenciamento de marca e negócios que vão de beleza a alimentação, Sabrina não dá nada por garantido. Nem por perdido. “Todo empreendedor, não importa o nível em que esteja, tem momentos ruins e ideias que não dão certo. O importante é seguir em frente e evoluir sempre”, acredita.

    Nessa evolução, com frequência ideias que não deram certo são revisitadas e, com ajustes, se tornam sucessos. “O Salada Sato, meu programa de entrevistas, é uma ideia de mais de 15 anos e que não encontrava uma oportunidade. Com a pandemia, essa oportunidade apareceu – e fizemos acontecer”, afirma Sabrina.

    Para ela, é preciso desenvolver ideias sempre e, com muita frequência, retrabalhar essas ideias, fazendo adaptações, até que ela passe a funcionar. “Isso aconteceu comigo muitas e muitas vezes. O que não podemos é desistir no primeiro problema que tivermos”, completa.

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