Briefing é um documento fundamental para a realização de projetos, campanhas e identidades visuais.

Se você trabalha ou tem alguma relação com as áreas de comunicação, já deve ter ouvido muitas vezes a palavra briefing. Essa ferramenta é indispensável para a criação de projetos complexos e tem o objetivo de reunir ideias importantes para apresentá-las de maneira clara para profissionais e para clientes.  

Desde peças simples até ideias complexas que envolvem dezenas de pessoas, o briefing é o ponto de partida no mundo corporativo, e por isso, reconhecer o seu devido valor é muito importante para alcançar bons resultados. 

Neste artigo, vamos explicar o que é o briefing e listar um passo a passo de como montar um bom material. Vamos lá? 

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    O que é briefing? 

    Pode-se definir o briefing como um documento que contém todas as ideias principais de um projeto, design, peça publicitária, entre outros tipos de trabalho. É um material indispensável para o planejamento, organização e apresentação adequada do projeto. 

    O termo vem do inglês “to brief”, que pode ser traduzido como “resumir”. Em poucas palavras, pode-se entender esse documento como um grande resumo de todo o projeto, que precisa ser organizado de forma clara para que as próximas etapas sejam realizadas adequadamente. 

    É um grande manual de instruções que contém o passo a passo de todo o trabalho que precisa ser feito, e então cria um caminho sólido na direção do que foi apontado previamente pelo cliente. Por isso, é importante coletar o máximo de informações relevantes com o cliente antes de começar esse documento. 

    briefing o que é: é um resumo com as informações relevantes de um projeto
    O briefing deve descrever de forma detalhada informações importantes do projeto. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Quais são os benefícios de um briefing bem produzido? 

    Ter um briefing bem feito é fundamental para várias áreas de um projeto, especialmente se ele for extenso e demandar ações de áreas diferentes.

    Em seguida, confira alguns pontos principais que se beneficiam diretamente pela boa execução desse material no projeto

    Otimizar tempo de trabalho 

    Organizar adequadamente o orçamento, as funções, os pontos principais e as informações do cliente ajuda a reduzir o tempo médio de trabalho.

    Se todos os envolvidos no projeto souberem exatamente o que fazer e o orçamento previsto para isso, a tendência é que menos empecilhos sejam criados, e dessa forma será possível executar as mesmas tarefas em um tempo menor. 

    E como já diz o ditado: “tempo é dinheiro!” 

    Evitar refações 

    Um problema bastante comum no meio corporativo e publicitário é a necessidade de refazer projetos inteiros do zero caso o cliente não goste dos resultados. Isso pode acontecer com qualquer um, e é um processo normal dentro desse ambiente de trabalho. 

    Porém, as refações atrasam muito o projeto e podem aumentar significativamente o orçamento final, gerando um desconforto entre a empresa, os colaboradores e os clientes.

    Por isso, ter um briefing bem detalhado e alinhado com as expectativas do cliente é fundamental para evitar a necessidade de refazer projetos inteiros, tornando o processo todo mais produtivo e satisfatório. 

    Melhorar a imagem da empresa no mercado 

    Planejar antes de executar é um ponto importante para conquistar um bom resultado. Um material organizado permite contato prévio com todos os envolvidos dentro do projeto, orçamentos sem surpresas e prazos cumpridos.  

    Apresentar um bom nível de planejamento melhora a imagem da empresa com o mercado, com funcionários, com clientes, assim como com os investidores. Impressionar quem tem algum tipo de vínculo contratual com você é um bom começo.  

    Direcionar o processo criativo 

    Trabalhos que envolvem publicidade, marketing, design e identidades visuais demandam muita criatividade, mas quando os projetos se tornam mais complexos, esse processo pode ficar desordenado e caótico para muitas pessoas. 

    O briefing tem um papel importante de direcionar o trabalho sem limitar a capacidade imaginativa dos colaboradores. Com as informações e instruções corretas, o processo se torna mais fluido e eficiente. 

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    Passo a passo para criar um briefing do zero 

    O processo de criação de um briefing começa muito antes da organização do documento. É preciso fazer reuniões com o cliente a fim de captar o máximo de informações possíveis sobre a empresa, o projeto e o público consumidor. 

    Feito isso, chegou a hora de criar um modelo de briefing do zero para que você possa entender na prática como tudo isso funciona. Pegue papel e caneta e vamos lá! 

    1. Identifique o cliente e o projeto 

    A melhor forma de começar um trabalho é entender quem é o seu cliente e quais são os objetivos do projetoa se realizar. Para isso, é preciso responder algumas perguntas:

    • Quem é o cliente? 
    • Em qual nicho de mercado ele atua? 
    • Qual é o objetivo do trabalho? 

    Além disso, é importante que o portfólio do cliente seja analisado previamente, já que pode conter informações muito importantes como a identidade visual, padrões de linguagem etc. 

    2. Detalhe os objetivos 

    Agora que está tudo devidamente identificado, chegou a hora de detalhar as prioridades e os objetivos do trabalho que está sendo executado. Para isso, é preciso responder: 

    • Por que isso está sendo feito? 
    • Onde estou querendo chegar? 
    • Em quem quero chegar? 

    Tudo isso constrói uma ideia mais consistente do que o projeto significa e como ele deverá ser elaborado. 

    3. Tenha um modelo organizado 

    Toda empresa precisa ter um modelo de briefing padrão, que organize a forma como as informações coletadas serão dispostas no documento. Cada tipo de trabalho demandará um modelo focado em pontos diferentes, sendo assim papel da empresa encontrar a melhor forma de organizar o seu material. 

    A criação de um sumário é importante, a fim de tornar mais eficiente a tarefa de ler as informações do briefing, especialmente em projetos muito complexos e detalhados.  

    4. Nomeie os responsáveis 

    Com as informações e objetivos já definidos e organizados em um modelo, esse é o momento de identificar e nomear os responsáveis que melhor se adéquam às tarefas

    Para isso, é preciso que todas as funções estejam no documento ao lado do nome de quem vai executá-la. 

    5. Defina prioridades, prazos e orçamentos 

    O próximo passo consiste em destacar quais são as prioridades do projeto e enumerá-las. Qual assunto deve ser abordado primeiro? Qual precisa ser apontado por último? E não é só isso: o ideal é que o briefing aborde a ordem exata pela qual as partes do trabalho devem acontecer.  

    Deve-se acompanhar as prioridades com um cronograma, estimando com a melhor precisão possível o tempo e o custo gasto em cada etapa, sendo que o orçamento também precisa conter o valor total da realização do projeto. 

    6. Detalhamento do público-alvo 

    Embora já tenha identificado anteriormente em quem o projeto quer chegar, é preciso que o briefing apresente uma seção mais detalhada sobre o público-alvo do trabalho. Aqui é importante se atentar a algumas informações: 

    • Faixa etária; 
    • Renda; 
    • Gênero; 
    • Tipo de mídia que consome; 
    • Lugar de compras preferido; 
    • Maiores interesses; 
    • Imagem da empresa com o público-alvo. 

    Projetos diferentes vão demandar informações diferentes, e por isso é preciso coletar o máximo de dados possível antes de iniciar o seu briefing.  

    7. Analise o mercado 

    Entender os concorrentes do seu cliente e o mercado no qual ele está inserido é fundamental para criar um briefing de qualidade.

    Pesquise os materiais que foram apresentados por outras empresas e busque entender os seus pontos fortes e eventuais lacunas que possam ser exploradas

    8. Detalhe o modelo de comunicação e venda 

    Com base nas informações adquiridas anteriormente defina o melhor modelo de comunicação para a sua campanha ou projeto.

    Ao compreender que tipo de mídia seus consumidores preferem utilizar e por onde preferem comprar, definir um bom modelo de comunicação e venda se torna muito mais simples. 

    Você vai precisar definir e detalhar qual será a duração das campanhas, assim como o tamanho dos comerciais, a arte para uso de flyers e outras mídias físicas, os locais de distribuição de propaganda, a verba para anúncios em redes sociais, entre outras questões. 

    Cada empresa terá um ponto forte e um tipo de mídia adequada para se comunicar com seus clientes. Um erro aqui pode tornar o projeto ineficiente e como resultado aumentar os custos no futuro, realize essa etapa com bastante atenção. 

    definir uma boa estratégia de comunicação é parte importante de um bom briefing
    Definir uma boa estratégia de comunicação é parte importante de um bom briefing. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Além disso, definir o tipo de plataforma de venda também é crucial. As vendas serão através de lojas online ou estruturas físicas de venda? Tudo isso deve constar no briefing. 

    9. Preferências do cliente e informações adicionais 

    Por fim, com tudo definido, é importante deixar um espaço para colocar informações adicionais e pontos de preferência do cliente.

    Isso ajuda os profissionais que vão executar cada pequena parte do projeto a entender aquilo que a empresa contratante prefere, assim como evitar palavras e materiais visuais que não sejam do gosto do cliente.  

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