E-mails profissionais também estão sujeitos às sanções da LGPD. Garanta que sua empresa esteja dentro da lei!

Sempre que se fala na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados PessoaisLei Nº 13.709), a primeira associação é com o digital. Isso porque, nos meios online, o peso da LGPD é grande em função das possíveis vulnerabilidades que envolvem o tratamento das informações pessoais.

Mas o fato é que a lei foi criada para proteger os dados das pessoas em qualquer ambiente onde são utilizados. Um desses canais são os e-mails profissionais.

Como uma forma de comunicação expressiva no meio corporativo, os e-mails profissionais são utilizados para realizar orçamentos, formalizar pedidos, fechar contratos e definir pagamentos – apenas para citar exemplos mais corriqueiros.

Cada uma dessas etapas envolve uma série de informações pessoais que ficam descentralizadas e disponíveis, mesmo após o preenchimento de cadastro em um sistema.

As empresas precisam ter políticas de privacidade muito bem formatadas e amplamente divulgadas às suas equipes de trabalho, da mesma forma que devem utilizar recursos que garantam a segurança de suas redes de informações digitais.

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    Sanções Administrativas

    No artigo 52 da LGPD, no que diz respeito às Sanções Administrativas, três pontos chamam a atenção no caso de infrações:

    • Multa simples, de até 2% do faturamento da empresa no seu último ano exercício, excluídos os tributos, limitada a R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) por infração;
    • Suspensão parcial do funcionamento do banco de dados a que se refere a infração pelo período máximo de seis meses, prorrogável por igual período, até a regularização da atividade de tratamento pelo controlador;
    • Suspensão do exercício da atividade de tratamento dos dados pessoais a que se refere a infração pelo período máximo de seis meses, prorrogável por igual período.

    Em caso de uma punição, essas suspensões podem afetar severamente o funcionamento de uma empresa e custar uma quantia expressiva para colocar a coisa no eixo.

    Os e-mails profissionais podem ser um ponto de grande vulnerabilidade para uma empresa. Por isso, é interessante contar com uma empresa que garanta a segurança das informações.

    A Locaweb, com mais de 25 anos de atuação no mercado, conta com rígidos protocolos de segurança, além de fornecer AntiSpam e Antivírus em todas as contas de e-mail profissional.

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    E-mail profissional: principais pontos de atenção

    A LGPD é muito transparente sobre a responsabilidade das empresas em proteger os dados pessoais, sejam de clientes diretos, fornecedores ou colaboradores.

    A quantidade de informações trafegadas por e-mails profissionais pode chamar a atenção de cibercriminosos e gerar tentativas de golpes dos mais diversos tipos.

    É essencial que a empresa faça investimentos em segurança de dados, evitando problemas como adulteração e vazamento de dados. Os ataques de cibercriminosos também acontecem em forma de golpes como:

    • Phishing: o objetivo dessa ação é capturar os dados pessoais de alguém utilizando clones de sites. mensagens enganosas ou anúncios fraudulentos.
    • Business e-mail compromise (BEC): o cibercriminoso utiliza mensagens de e-mail para influenciar a pessoa a lhe entregar dinheiro ou prestar informações confidenciais da empresa.
    • Spoofing: nesse golpe, o cibercriminoso finge ser uma pessoa ou empresa conhecida para roubar dados pessoais ou corporativos.
    • Malware: esse termo é utilizado para designar um programa malicioso que pode ser transferido para o equipamento da vítima ao clicar um link, por exemplo. Seu objetivo é danificar ou explorar os pontos de fragilidade de uma rede ou de um dispositivo. 

    As empresas têm a obrigação, segundo a LGPD, de proteger seus sistemas e e-mails profissionais contra esse tipo de problema de segurança.

    Armazenamento de dados pessoais

    É essencial que as empresas criem políticas de segurança de dados pessoais nas quais estejam previstos pontos como o tempo de armazenamento de e-mails profissionais, quais procedimentos devem ser seguidos para o titular dos dados solicitar a exclusão das suas informações e os casos de exceções, entre outros.

    Os e-mails profissionais devem levar na assinatura do remetente o esclarecimento que a empresa está em acordo com a LGPD, logo após as informações de praxe.

    Nesse esclarecimento, é recomendado ter um link para contatar a pessoa responsável sobre questões ligadas a LGPD ou para uma página com as políticas de privacidade de dados pessoais. O e-mail profissional da Locaweb permite essa personalização nas assinaturas do e-mail.

    É importante adotar um termo de consentimento padrão todas as vezes que dados pessoais forem solicitados. Esse termo deve informar, explicitamente, qual a finalidade das informações solicitadas, sua aplicação, a possibilidade de anonimização e a garantia de privacidade da pessoa.

    Ao mesmo tempo, informar que esses dados poderão ser cedidos às autoridades nos casos previstos na LGPD.

    Mailing e e-mail marketing

    O envio de e-mail marketing é um outro ponto sensível na LGPD. O departamento de marketing também remete suas campanhas promocionais por um e-mail profissional e utiliza um mailing de pessoas cadastradas no sistema.

    A LGPD exige que as empresas sejam explícitas sobre o uso dos dados das pessoas e inclua um termo explicando como os dados serão utilizados antes da coleta. Geralmente, é utilizado um campo para a pessoa marcar no caso de aceitar as condições.

    Com o tempo, a empresa vai formando sua lista de interessados em seus produtos e serviços que, previamente, concordaram em receber suas campanhas promocionais.

    Essa é uma das razões pelas quais é totalmente desaconselhável comprar mailing de mercado. Além da prática estar em desacordo com a LGPD, é muito provável que o e-mail profissional utilizado caia em black lists.

    A Locaweb preparou um artigo explicando o que é Spam e porque evitá-lo. É possível ler o conteúdo neste link.

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