Atualizar seu Sistema Operacional no Cloud Server Pro é uma tarefa bastante simples, mas pode variar, dependendo do Sistema Operacional, de sua instância. Este artigo vai mostrar o passo-a-passo para realizar a tarefa em ambientes Linux e Windows.

Ambientes Linux

A maioria das distribuições Linux, incluindo todas as que estão disponíveis atualmente no Cloud Server Pro, possuem algum gerenciador de pacotes que facilita a atualização do Sistema Operacional e instalação de softwares e ferramentas necessárias para seu ambientes.

CentOS

O CentOS possui como gerenciador de pacotes o yum e, para atualizar o sistema por dele, tudo o que você precisa fazer é acessar sua instância por meio de SSH. Você deve executar o comando abaixo (com seu usuário administrador) e, em seguida, confirmar as alterações a serem realizadas:

[sourcecode]

yum update

[/sourcecode]

O comando yum update não irá apenas atualizar o seu Sistema Operacional, mas também todos os pacotes instalados nesse sistema. Se você desejar atualizar somente um pacote específico, basta renomer o pacote (ou uma lista de pacotes separados por espaço) como parâmetro, da seguinte forma:

[sourcecode]

yum update mysql-server apache2

[/sourcecode]

Debian

O sistema de gerenciamento de pacotes do Debian (apt-get) funciona de maneira bastante similar. Novamente, para atualizar seu Sistema Operacional, será necessário acessar a sua instância por meio de SSH, com seu usuário administrador e executar os seguinte comandos:

[sourcecode]

apt-get update
apt-get upgrade

[/sourcecode]

O primeiro comando irá atualizar a lista de pacotes com as versões mais recentes de cada um deles, mas ainda não fará nenhuma alteração no Sistema Operacional. Será o segundo comando que irá instalar as atualizações com base na lista dos pacotes que foram atualizados anteriormente. Da mesma forma, você pode atualizar pacotes específicos, passando-os como parâmetro para o segundo comando, da seguinte forma:

[sourcecode]

<strong>apt-get update
apt-get upgrade mysql-server apache2</strong>

[/sourcecode]

OpenSuse

O OpenSuse possui como gerenciador de pacotes nativo o zypper, que, novamente, funciona de forma bastante similar aos demais. Para atualizar seu sistema será necessário acessar sua instancia por meio de SSH, com seu usuário administrador, e executar o seguinte comando:

[sourcecode]

zypper update

[/sourcecode]

Novamente, esse comando não irá apenas atualizar o seu Sistema Operacional, mas também todos os pacotes instalados nesse sistema. Se você desejar atualizar somente um pacote específico, é necessário renomear o pacote (ou uma lista de pacotes separados por espaço). Veja um parâmetro para esse comando:

[sourcecode]

zypper update mysql-server apache2

[/sourcecode]

Ambiente Windows

Atualizar o ambiente Windows também é bastante simples, e pode ser feito totalmente pela interface gráfica do sistema, sem nenhuma necessidade de digitação de comandos. Depois de acessar o seu Sistema Operacional por meio de conexão com área de trabalho remota, você estará no desktop do sua instância de Windows, hospedada no Cloud Server Pro.

Server manager

 

Feita a etapa anterior, clique no menu Iniciar (no canto inferior esquerdo).

O menu do seu sistema será exibido, conforme a imagem abaixo. Em seguida, clique no ícone de lupa, no canto superior direito e digite Updates. Esse comando irá realizar uma busca por essa palavra em todo o seu sistema.

Start 1

 Após a busca, clique na opção Check for updates.

Start 2

Será exibida a tela de atualizações do Sistema Operacional. Na tela, vai ter o botão cinza Check now, conforme a imagem abaixo. Você deve clicar no botão Check now. Caso exista alguma atualização disponível, uma mensagem vai te informar e você poderá, a partir, por meio dessa mensagem, permitir a instalação imediata das atualizações.

Windows Update

Caso queira atualizar somente alguns componentes em específico, clique no link View Details. Depois de ter feito uma verificação na tela de atualização, selecione as atualizações desejadas.

Após estes comandos qual seja seu sistema operacional, as devidas atualizações estarão realizadas. Vlw e até o próximo tutorial!