Com infraestrutura híbrida, empresa de e-commerce Tray ganha escalabilidade, reduz custos e mira migração completa para um ambiente em nuvem ainda este ano
A Tray, plataforma de e-commerce do grupo LWSA, deu início à migração de sua infraestrutura para um modelo híbrido que combina data center próprio e computação em nuvem. A mudança objetivou escalar rapidamente a operação e manter o foco no desenvolvimento da empresa.
Anteriormente, toda infraestrutura rodava em um ambiente on-premise e exigia esforço contínuo da equipe técnica para manter a estrutura funcionando; o que dificultava a expansão em períodos de maior demanda e levou a Tray a buscar mais flexibilidade e eficiência operacional.
Expandir sem interromper a operação
O desafio da Tray era encontrar uma solução adequada para escalar recursos rapidamente sem comprometer a gestão ou gerar altos custos.
A empresa também via a nuvem como uma oportunidade de concentrar todos os seus esforços no seu core business, tornando a infraestrutura um serviço mais automatizado e com menor custo.
Além disso, havia uma preocupação: as soluções do mercado eram caras e talvez não ajudassem a atender os requisitos da empresa.
Assim, a Tray buscava uma solução que combinasse gestão simplificada com custo-benefício, mas ainda mantivesse todo o desempenho e governança.
Transição estratégica
A decisão pelo Locaweb Cloud envolveu tanto o time técnico quanto a liderança. A implementação da nuvem como extensão do data center, permitiu à Tray manter parte de sua operação no ambiente atual enquanto avançava com a adoção da nova estrutura.
Hoje, a empresa já utiliza cloud para suportar aplicações críticas do e-commerce, como as páginas iniciais das lojas virtuais e páginas de produtos.
Agilidade e economia real
Mesmo com a operação ainda em fase híbrida, os ganhos já são claros. A nova estrutura permite escalar recursos, acompanhando o crescimento do negócio.
A empresa começou a utilizar o recurso de auto-scaling, que permite a criação automática de novos servidores para atender picos de demanda — algo essencial para o varejo online, especialmente em datas sazonais.
Com a nova estratégia, a Tray estima uma economia mensal de R$45 mil em custos com infraestrutura, além dos ganhos em performance e maior previsibilidade na gestão.
Nuvem como base da operação
Atualmente, a empresa mantém dois data centers próprios, mas já planeja migrar um deles integralmente para a nuvem ainda este ano. A expectativa é que essa mudança libere ainda mais o time técnico para focar em soluções que impactem diretamente os clientes.
“Ganhamos em agilidade com o Locaweb Cloud, reduzimos custos e conseguimos concentrar o time no que realmente importa: criar soluções que geram valor, em vez de gastar tempo com manutenção de estrutura”.
Com os primeiros resultados em mãos, a empresa projeta transformar essa nova estrutura em um pilar estratégico para o seu crescimento. E se você também quer escalar o seu negócio com mais autonomia e controle, conheça o Locaweb Cloud! Fale com um de nossos consultores agora.