O mercado de SaaS está em franca expansão, impulsionado pelo trabalho remoto e pelas equipes colaborativas

O que é SaaS? O conceito de Software as a Service (SaaS) existe há décadas, mas começou a ganhar força no início dos anos 2000. A Salesforce, fundada por Marc Benioff, foi uma das primeiras empresas a aproveitar esse modelo. O sucesso da Salesforce ajudou a estabelecer o SaaS como uma alternativa viável à entrega tradicional de software.

Antes do modelo, o software era principalmente um produto que os clientes compravam e instalavam nos próprios computadores ou servidores. Além de ser caro, o programa instalado localmente exigia alto investimento em hardware e infraestrutura de TI, bem como gerenciamento por quem o comprava.

Veja as melhores ofertas para o registro de domínio do seu site!

Navegue pelo índice

    O que é um sistema SaaS?

    É um modelo no qual o software é hospedado por um provedor terceirizado e disponibilizado pela internet. Os usuários podem acessar o software por meio de um navegador da web ou de um aplicativo móvel e, normalmente, pagam uma taxa de assinatura para isso.

    O acesso online elimina a necessidade de hardware e infraestrutura de TI caros e contribui para que os clientes se concentrem nos próprios negócios. O provedor SaaS é responsável por manter e atualizar o software, garantindo que ele esteja sempre funcionando sem problemas.

    O SaaS elimina a necessidade de hardware e infraestrutura de TI
    (Fonte: Dell/Unsplash/Reprodução)

    Como funciona o modelo de serviço?

    O provedor SaaS desenvolve e mantém o aplicativo de software, que é hospedado em servidores em um data center ou ambiente de nuvem. Os clientes acessam o software por meio de um navegador da web ou aplicativo móvel usando um nome de usuário e senha para acessar.

    O software geralmente é baseado em assinatura mensal ou anual, mas alguns provedores de SaaS oferecem versões gratuitas com recursos limitados ou períodos de teste sem custo.

    + Criador de sites: o que é e principais características

    Quais são os benefícios do SaaS?

    No geral, o SaaS oferece uma maneira conveniente, econômica e flexível para organizações e indivíduos acessarem softwares e serviços pela internet. Com o SaaS, os clientes não precisam se preocupar com o gerenciamento de TI, pois isso é terceirizado para especialistas.

    Os provedores usam várias medidas de segurança para proteger os dados dos usuários, como criptografia, firewalls e sistemas de detecção de intrusão. Muitos aplicativos incluem recursos de colaboração, como a capacidade de compartilhar arquivos e colaborar em tempo real, facilitando o trabalho conjunto de equipes em projetos.

    Também fornecem suporte por meio de central de ajuda, e-mail ou telefone para ajudar usuários com quaisquer problemas ou dúvidas. Além disso, o SaaS permite integração com outros softwares e serviços, o que o torna mais flexível e eficiente.

    Modelos de SaaS

    Imagem mostra plataforma online, SaaS, para fazer edição de vídeo e audio.
    (Fonte: Nejc Soklic/Unsplash/Reprodução)

    Existem vários modelos de SaaS usados para fornecer aplicativos de software pela internet. Alguns dos mais comuns incluem:

    • single-tenantcada cliente tem a própria instância dedicada do software, com os próprios dados e customizações, o que permite o máximo de controle e flexibilidade, mas pode ser mais caro do que outros modelos;

    • multilocatáriovários clientes compartilham a mesma instância do software, com os próprios dados e personalizações isoladas umas das outras; é o modelo SaaS mais comum e costuma ser mais econômico do que o de single-tenant;

    • híbrido — os elementos de modelos monolocatários e multilocatários são combinados de acordo com as necessidades do cliente; alguns podem ter a própria instância dedicada do software, enquanto outros compartilham uma instância comum;

    • comunidade os clientes compartilham uma instância comum do software e colaboram entre si, em um modelo que é comumente usado para redes sociais, gerenciamento de projetos e aplicativos colaborativos;

    • sob demanda — os clientes pagam pelo software conforme o uso, em vez de manter uma assinatura; isso é comum em aplicativos que requerem uso ocasional, como backups, armazenamento e tarefas pouco frequentes;

    • plataformaplataforma na qual outros provedores de software podem construir os próprios softwares e serviços, sendo usada para aplicativos que exigem recursos específicos, como integração com outro software, ou que requerem determinada infraestrutura.

    Quem pode usar SaaS?

    Uma ampla gama de organizações e indivíduos podem usar o SaaS. Para empresas de pequeno e médio portes, costuma ser o modelo mais econômico, pois não é necessário investir em hardware ou infraestrutura de TI.

    Nas grandes companhias, o modelo é usado para terceirizar o gerenciamento de softwares e reduzir custos. O SaaS também é ideal para equipes remotas, pois facilita a colaboração em projetos, educação, assistência médica, organizações sem fins lucrativos e setor público.

    Os softwares disponíveis vão desde o foco em produtividade (Microsoft Office 365 e Google Workspace), gerenciamento de relacionamento com o cliente (Salesforce, Zoho CRM e Pipedrive) e gerenciamento de projetos (Asana, Trello e Monday) até serviços mais específicos, como contabilidade, recursos humanos, marketing, comércio eletrônico, comunicação e colaboração.

    Crie um site para o seu negócio e cresça na internet!

    Saiba mais