Ter o botão do WhatsApp no seu site otimiza a experiência do usuário, facilitando a comunicação e aproximação com os clientes

Imagine que você está precisando comprar um presente para familiares ou amigos: livros, uma peça de roupa, cosméticos ou até um aparelho eletrônico. Para não precisar ir até o shopping, por exemplo, você faz uma pesquisa rápida no Google e encontra algumas lojas online. Mas, ao vasculhar os sites, fica com dúvidas em relação aos produtos, e acaba sentindo falta do contato direto com o vendedor.

Você pensa em desistir da compra, até que repara em um botãozinho no canto da tela, que promete te levar ao atendimento da loja pelo WhatsApp, para que você possa tirar suas dúvidas de forma rápida e fácil. 

É aí que você clica nesse botão e, em poucos minutos, consegue conversar com um atendente, descobrir outros produtos que te interessam e, finalmente, efetuar a compra.

Tranquilo, não é? Bom para você, que pôde comprar o que precisava, e para a empresa, que conseguiu efetivar a venda. E tudo isso graças a uma ferramenta simples, mas que agrega muito valor à experiência do cliente: o botão do WhatsApp.

Para saber mais sobre os inúmeros benefícios que essa funcionalidade pode trazer para o seu negócio, continue lendo este artigo!

Navegue pelo índice

    O que é um botão de WhatsApp

    Como o nome já diz, o botão de WhatsApp nada mais é do que um ícone clicável que redireciona o visitante do seu e-commerce para uma conversa de WhatsApp com a sua empresa, para que ele possa falar com o atendimento.É possível colocar esse botão em qualquer posição do site, seja no canto inferior direito, onde é mais comum, ou então junto às outras informações de contato, como o número de telefone e o endereço de e-mail. É o caso, por exemplo, do próprio site da Locaweb, como você pode ver abaixo:

    a imagem faz parte do rodapé do site da Locaweb, onde há o ícone do botão do whatsapp que redireciona o leitor para iniciar a conversa com a empresa. 
 Locaweb/Reprodução
    O botão do WhatsApp leva os visitantes do seu site até o atendimento e aumenta as suas chances de venda. (Fonte: Locaweb/Reprodução)

    Ao clicar no ícone do WhatsApp, a janela de bate-papo abre automaticamente, sem que o usuário precise salvar o contato da empresa. Esse fator torna a experiência de compra mais ágil e facilita que o visitante converse com a loja, tire suas dúvidas e, por fim, efetive a compra.

    Ainda mais porque, no caso dos smartphones, o link leva diretamente para o aplicativo do WhatsApp, muitas vezes com a primeira mensagem já preenchida. Mais simples e prático que isso, impossível, né?

    A partir desse primeiro contato, o visitante acaba se convertendo em lead, já que agora a empresa terá dados importantes desse possível cliente, como o seu nome, telefone e preferências de consumo — matéria-prima preciosa para campanhas de Marketing Digital mais assertivas. 

    Vamos falar mais sobre isso no tópico seguinte.

    Por que investir nessa estratégia?

    Você já deve saber que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil atualmente. Por aqui, ele se tornou tão popular nos últimos anos, que ganhou até um apelido: “zap zap”, ou apenas “zap”.

    Para se ter uma ideia, são cerca de 2 bilhões de pessoas que usam o aplicativo no mundo, em mais de 180 países — com 120 milhões de usuários apenas no Brasil.

    Além disso, de todas as pessoas de 16 a 64 anos conectadas à internet no país, 96,4% delas estão no WhatsApp.

    E o aplicativo não serve apenas para conversar com amigos ou familiares. Segundo uma pesquisa do Opinion Box, 80% dos entrevistados afirmaram que se comunicam com empresas por meio do WhatsApp, enquanto 66% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço pela plataforma.

    (Fonte: Freepik/Reprodução)

    Tendo isso em mente, se a sua empresa pretende manter um contato próximo com o público, fica claro por que é fundamental que ela esteja no WhatsApp. 

    Se você tem uma loja online, é essencial que o acesso do usuário a esse canal de atendimento seja simples e prático — para isso, adicionar um botão que leva diretamente ao bate-papo do WhatsApp é um grande diferencial.

    Então, para resumir, aqui estão algumas das vantagens que essa ferramenta promete trazer ao seu negócio digital:

    • Atendimento mais próximo e em tempo real;
    • Aumento da confiança do público na empresa;
    • Crescimento das oportunidades de venda;
    • Melhoria da experiência de compra do cliente;
    • Conversão de visitantes em leads;
    • Coleta de dados para campanhas de Marketing mais assertivas.

    Como colocar o botão do WhatsApp no site? 

    Sabendo de tudo isso, você deve estar se perguntando: “Como posso inserir o botão do WhatsApp no meu negócio?”. E a boa notícia é: é bem mais fácil do que você imagina!

    Pensando em apoiar os pequenos e médios negócios que estão se inserindo no meio digital, a Locaweb desenvolveu o Clic Lead, uma ferramenta que permite levar leads do seu site, redes sociais e qualquer outro canal até o WhatsApp da sua empresa.

    Com diferentes planos mensais, você conta com toda a tecnologia e suporte especializado da Locaweb para atrair mais clientes e desenvolver estratégias eficientes para o seu Marketing Digital.

    Com o Clic Lead, você tem acesso a widgets customizáveis para a sua loja online, como o próprio botão do WhatsApp, links personalizados para redes sociais e QR Code para materiais impressos. 

    E você ainda pode configurar quais dados quer receber dos seus clientes, de acordo com as suas necessidades. Tudo de forma rápida e bem intuitiva, sem burocracias.

    Para saber mais sobre essa solução da Locaweb e alavancar as vendas do seu negócio, clique aqui!

    Para saber mais sobre essa solução da Locaweb e alavancar as vendas do seu negócio

    Clique aqui