Acessível em Libras

Servidor de Hospedagem de Sites

Confira quais são as principais características de um Servidor de Hospedagem

Servidor de Hospedagem de Sites - O que é e como funciona

O que é e como funciona um Servidor de Hospedagem de Sites?

Categorias: Hospedar um Site

Se você está pensando em ter um site, um blog ou uma loja virtual, com certeza você precisa saber o que é uma Hospedagem de Sites e por que precisa dela.

Uma Hospedagem de Sites funciona como um aluguel de um espaço digital para armazenar seus arquivos dentro de um Servidor de Hospedagem de Sites compartilhado, pois para ter um site é necessário mantê-lo 24 horas online.

A Hospedagem de Sites, portanto, garante um espaço na internet com outros sites para que seus arquivos sejam armazenados e disponibilizados.

Afinal, o que é Hospedagem de Sites?

Essa solução funciona como um armazenamento e disponibilização dos arquivos que compõem o seu site na internet em um servidor remoto compartilhado, controlado pela empresa que você escolheu contratar.

Essa solução funciona como um armazenamento e disponibilização dos arquivos que compõem o seu site na internet em um servidor remoto compartilhado, controlado pela empresa que você escolheu contratar.

Quais são os tipos de Hospedagem de Site?

  • Hospedagem compartilhada: 

    é a mais comum e mais utilizada entre os tipos de Hospedagem. Por ser um tipo de Hospedagem barata e que oferece diversas funcionalidades que atendem empresas de pequeno e médio portes, oferece um excelente custo-benefício. Consiste em um servidor compartilhado entre vários sites diferentes.

  • Em muitos casos, a Hospedagem compartilhada oferece sites, bancos de dados, transferência e espaço em disco ilimitados, com certificado SSL incluso, criador de sites e suporte 24/7. Este caso apresenta o melhor custo-benefício pois apesar do valor ser um pouco maior, é uma Hospedagem completa com recursos e inclusos que fazem a diferença no dia a dia.

  • Servidor Virtual Privado (VPS)

    Neste tipo de hospedagem, por meio virtualização, um servidor físico robusto é dividido em vários servidores virtuais isolados uns dos outros virtualmente. Apesar de compartilhem recursos físicos, processamento, tráfego, espaço em disco e memória RAM são totalmente dedicados a cada servidor virtual privado.

  • Hospedagem Cloud

    oferece recursos dedicados e exclusivos, com o mesmo painel da Hospedagem de Sites.

  • Servidor dedicado

    é mais cara, privada e indicada para grandes empresas que necessitam de alto desempenho, disponibilidade e customização.

Como funciona um Servidor para Hospedagem de Sites?

A Hospedagem de Sites compartilhada funciona dentro de um servidor de Hospedagem de Sites compartilhado, que é dividido entre diversos sites que utilizam este mesmo espaço. Um servidor é um computador físico que nunca é desligado com a finalidade de garantir que o site esteja sempre online.

O provedor de Hospedagem de Sites é responsável, portanto, por manter o site no ar funcionando normalmente, além de proteger de ataques maliciosos e transferir de forma eficaz e rápida o seu conteúdo de textos, imagens e arquivos até o navegador do visitante.

Um provedor de Hospedagem de Sites eficaz oferece outros serviços relacionados, como:

  • Certificado SSL;
  • E-mail incluso;
  • Construtores de páginas (no caso da Locaweb o Criador de Sites);
  • Suporte 24x7;
  • Backup e restore;
  • Instaladores automáticos (Wordpress, Joomla, Drupal);
  • Entre outros.

De acordo com o ranking do Tudo sobre Hospedagem de Sites, a Locaweb é uma das maiores provedoras brasileiras de Hospedagem de Sites e possui data center próprio no país. Os planos garantem espaço, tráfego e sites ilimitados, e contas de e-mail dedicadas. O ambiente é multiplataforma e permite optar por Linux ou Windows para cada site ativado.