Acessível em Libras

Hospedagem PHP com MySQL

Entenda o que é uma Hospedagem PHP com MySQL

Entenda o que é uma Hospedagem PHP com MySQL

O que é uma Hospedagem PHP com MySQL?

Categorias: Hospedar um Site Tipos de Hospedagem de Sites

Antes de você saber o que é uma Hospedagem PHP com MySQL, é importante entender o conceito básico de hospedagem de sites.

Para facilitar o entendimento, imagine que o provedor do serviço de hospedagem de sites é um prédio e que o servidor para hospedar seu site é um apartamento. A Locaweb, por exemplo, como provedora desse serviço (proprietária desse prédio), “aluga” um espaço virtual para suas páginas. E aí, nessa analogia, o seu “endereço” e o “número do apartamento” são equivalentes ao seu domínio (que é o nome do seu site).

Resumindo, é uma aplicação de armazenamento e disponibilização constante na internet, ou seja, possibilita que seu projeto ou site seja acessado todos os dias, de qualquer lugar do mundo. O primeiro passo na hora de colocar um site no ar, além de registrar o domínio, é claro, é ter um serviço de hospedagem.

PHP

Agora que você entendeu o que é uma Hospedagem de Sites, vamos ao conceito de PHP e MySQL. PHP é uma linguagem de programação bastante utilizado no meio dos profissionais de internet. Todo site, aplicativo, serviço e aplicação digital são criados por desenvolvedores e desenvolvedoras a partir de códigos que compõem essas linguagens e PHP é uma delas.

PHP é uma linguagem open source (de código aberto) e se popularizou pela sua capacidade de integração com diversas outras ferramentas. Pode ser usada em conjunto com HTML, que é um tipo de linguagem de marcação que pode ser usada em qualquer página de internet e ainda com milhares de bancos de dados, inclusive o MySQL.

Vale lembrar que o PHP é uma linguagem que funciona apenas num servidor de hospedagem e só pode ser manejada e configurada por um profissional da área. O usuário final não tem acesso a esse processo, é por isso que se trata de uma linguagem back-end. Pode ser usada em qualquer sistema operacional: Linux, Mac e Windows. Por ser versátil e funcional, o PHP é usado em grandes sites como Facebook, Youtube e Wikipédia.

MySQL

Toda página, app ou serviço digital precisa de um banco de dados para desempenhar suas funções com qualidade e performance. É como se esses bancos fossem a “memória armazenada” da aplicação. Sabe quando você cadastra suas informações em portais variados (de notícias, compras, conteúdos, etc.)? Elas vão para um banco de dados utilizado por esses sites.

O MySQL é um gerenciador open source gratuito desses bancos de dados. Esse serviço utiliza a linguagem SQL (Structure Query Language – que na tradução literal significa Linguagem de Consulta Estruturada) e é a mais popular para inserir, acessar e controlar o conteúdo presente dentro de um banco de dados.

A união do PHP com o MySQL é muito interessante para desenvolvedores e desenvolvedoras que pretendem construir sites e aplicações com recursos gratuitos e eficientes. Pode-se dizer atualmente que essas duas ferramentas são as mais utilizadas na atualidade para desenvolver projetos.