Acessível em Libras

Hospedagem HTML

O que você precisa saber sobre hospedagem de sites e html

O que você precisa saber sobre hospedagem de sites e html

Hospedagem e HTML

Categorias: Hospedar um Site

Provavelmente, você está querendo montar o seu site e quer entender o que é Hospedagem de Sites e porque é necessária para colocar a sua página no ar. Também deve ter ouvido sobre HTML e quer saber do que se trata e como pode ser incorporada numa Hospedagem. Vamos entender do que se tratam esses serviços:

Hospedagem de Sites?

É uma aplicação de armazenamento e disponibilização constante na internet, ou seja, ela possibilita que seu projeto, site ou aplicação seja acessado todos os dias, de qualquer lugar do mundo. O primeiro passo na hora de colocar um site no ar, além de registrar o domínio, é claro, é ter um serviço de hospedagem.

Uma hospedagem de sites profissional garante que seu site esteja sempre no ar em um servidor com capacidade de armazenamento e processamento superiores, compartilhado por outras pessoas ou exclusivo.

Existem dois tipos principais de hospedagem:

  • Hospedagem gratuita: 

    algumas empresas oferecem serviço de hospedagem totalmente gratuito. Porém, ele é recomendado para sites sem grandes pretensões, pois ele é extremamente limitado e pode comprometer o desempenho. Mas, lembre-se, se o site do seu negócio exigir um grande volume de visitas, por exemplo, uma hospedagem desse tipo não é indicada.

  • Hospedagem compartilhada: 

    é normalmente a mais utilizada e escolhida por quem está começando e precisa colocar um site no ar. Apresenta as principais funcionalidades necessárias e é fácil de utilizar, sem necessidade de conhecimento técnico extenso.

Nesse caso, é oferecido basicamente um painel de gerenciamento em que é possível controlar a hospedagem e realizar as principais atualizações e modificações no site.

HTML

Praticamente toda a página de internet que conhecemos tem como base o HTML na sua concepção. Criada por Tim Bernes Lee, pode ser considerada o componente básico da internet. Basicamente, é uma Linguagem de Marcação de Hipertexto, na tradução literal de Hypertext Markup Language (HTML). Com ela, é possível inserir imagens, textos e diversos tipos de conteúdo numa página web, tem essa função de “marcar” a página para dar sentido a ela.

E como “matéria-prima” para consolidar essa linguagem numa página, o HTML usa “tags”. São elas que determinam os detalhes da página, como: cor e tamanho da fonte, disposição de lados, imagens e conteúdos diversos. A maioria é composta por um esquema de abertura e fechamento.

Ex: vamos supor que você precisa iniciar um parágrafo curto, a tag usada para isso é a “<p>” para abrir o parágrafo e “</p>” para fechá-lo. A disposição das tags num documento escrito então seria:

<p> parágrafo curto </p>.

O HTML funciona como se fosse o “esqueleto” de uma página web. Antigamente, era muito comum ver sites feitos somente com HTML, com imagens e textos dispostos de forma “crua” e bem “quadrada”. Hoje em dia isso mudou, já que outras linguagens de programação passaram a ser incorporadas, as mais comuns são CSS, JavaScript e PHP.

Não existe uma hospedagem única que “ofereça” HTML, porque essa linguagem pode ser usada em qualquer servidor, já que é a base de muitos sites. É o básico de tudo! Portanto, escolher uma hospedagem depende mais da sua necessidade e do momento do seu negócio.