Acessível em Libras

Hospedagens em Cloud

Quando contratar?

Hospedagens em Cloud e com recursos dedicados: quando contratar?

Hospedagens em Cloud e com recursos dedicados: quando contratar?

Categorias: Hospedar um Site Tipos de Hospedagem de Sites

Você provavelmente está em dúvida se contrata uma hospedagem dedicada ou compartilhada. Ou então já tem um site em hospedagem compartilhada e quer dar um up e migrar para uma hospedagem com recursos dedicados em cloud. Vamos entender o conceito de cada um desses componentes.

Hospedagem Compartilhada

Esse tipo de aplicação consegue hospedar diversos usuários num só servidor. Dessa forma, todos os recursos disponíveis são compartilhados, isso significa que se um dos sites exceder a cota de serviços oferecidos (memória, espaço em disco, processamento), é provável que o servidor demonstre instabilidades e prejudique todos os sites que “residem” nele.

Essa limitação de recursos pode ser prejudicial para o seu site caso sua atividade seja mais intensa e sua página tenha muitos picos de acesso. Se optar por esse serviço, a inconstância será frequente e seu site vai viver fora do ar, mas, se o seu site for uma página simples e mais institucional e informativa, a hospedagem compartilhada dá conta do recado tranquilamente.

A vantagem principal de hospedar o seu site num servidor compartilhado, é que se trata de um serviço em conta. Você consegue uma hospedagem de sites por preços baixos ou até mesmo gratuitamente.

Hospedagem Dedicada

Nessa aplicação, como o próprio nome sugere, você tem espaço, processamento, mémoria e todos outros recursos à sua inteira disposição, isso significa que não precisa dividí-los com outros usuários, como na compartilhada. Esse tipo de hospedagem é ideal se o tráfego do seu site é bastante alto. Geralmente, é recomendada para sites mais “pesados” como os de e-commerce, por exemplo.

Grandes recursos, grandes responsabilidades! Por se tratar de um sistema mais técnico, ele exige um conhecimento específico maior, já que você é o administrador do servidor. A função da empresa provedora é apenas garantir a estabilidade dos recursos e fornecer um tipo de suporte técnico quando necessário. Você será responsável pelas configurações necessárias.

Tipos de hospedagens com recursos dedicados

Depois de analisar os dois tipos de hospedagem, você identificou que o seu negócio precisa mesmo de uma hospedagem com mais performance, estabilidade e recursos? Agora é hora de escolher a melhor ferramenta.

  • Hospedagem VPS: 

    Na Locaweb, trata-se de uma ferramenta de hospedagem gerenciada com sites ilimitados, disco SSD, muito mais estabilidade. Aqui você não compartilha memória, processamento e nem disco, isso significa que pode dar adeus aos picos de acesso e às instabilidades causadas pelo compartilhamento de recursos.

  • Além dos recursos dedicados, você conta com outras facilidades, como o painel de hospedagem e segurança da infraestrutura. Ter um painel responsivo e prático, é um diferencial quando o que você procura é um dia a dia de trabalho mais dinâmico e sem complicações. É uma mão na roda se você já usava a hospedagem compartilhada Locaweb.

  • É uma ferramenta bastante indicada, caso você já tenha um site em hospedagem compartilhada e queira dar um up e migrar para uma hospedagem com recursos dedicados em cloud.

  • Cloud Server Pro: 

    Esse produto já é mais indicado para profissionais que estejam procurando uma solução um pouco mais robusta que a anterior. Permite acesso root/admin: total acesso ao servidor via SSH, terminal service e console web. Isso significa que o desenvolvedor ou desenvolvedora têm total autonomia para configurar sites e aplicações do zero. Nessa opção, pode esquecer a facilidade de um painel mais dinâmico, é tudo “na unha” mesmo.

  • Na Locaweb, você pode dimensionar e configurar o servidor na nuvem de acordo com a necessidade e ainda conta com servidor cloud Windows ou Linux no Brasil, com controle e preço em Real, disco SSD e escalabilidade vertical.

  • Servidores dedicados: 

    Aqui já estamos falando de servidores físicos, então bota robustez nisso! Aqui você tem toda a autonomia de recursos que precisa. Lembrando que esses recursos são mais caros e foram desenvolvidos para total privacidade, por isso é indicada para grandes empresas que necessitam de alto desempenho, disponibilidade e customização.

  • Lembre-se que sua escolha vai depender da necessidade do seu negócio e também do budget. Todas essas opções te garantem melhor performance e estabilidade quando o assunto é hospedagem de sites, agora é entender qual se encaixa na sua necessidade e contratar.