Acessível em Libras

JOOMLA

Use o Joomla!
Para criar sites e aplicações online!

Joomla
Topo

O que é?

“Uma plataforma flexível que empodera criadores de websites”. É dessa maneira que o Joomla! se descreve em seu site oficial. A ferramenta, que é reconhecida mundialmente e já recebeu vários prêmios, é uma solução de CMS (Content Management System, em português, sistema de gerenciamento de conteúdo). Com ela, é possível criar, editar, arquivar, publicar e distribuir conteúdos e informações.

A plataforma já obteve mais de 75 milhões de downloads. Cerca de 3% dos sites da internet faz uso dessa ferramenta. Também já ocupa 7% do mercado de CMSs.

Sua hospedagem com muito mais recursos e melhor performance

  • Como funciona?

    A interface amigável e a facilidade de manipulação da ferramenta são pontos positivos tanto para o público desenvolvedor, quanto para o leigo. Ambos têm condições de construir sites e aplicações online tranquilamente. Disponha de templates pré-definidos com inúmeras funções, como: campo para comentários, formulários de contato, galeria de fotos e muitas outras coisas.

  • Quais são as vantagens?

    Trata-se de uma solução open source, isso significa que é possível alterar o visual e atribuir novas diversas funcionalidades para o site a todo momento. É só usar a criatividade! As linguagens compatíveis com o Joomla! são o PHP e o MySQL. Ambas são linguagens que permitem a criação de diversas aplicações e funcionalidades poderosas. Lembrando que pro se tratar de uma “plataforma aberta”, é possível que outras pessoas aperfeiçoem as criações, compartilhem e deem suporte.

O Joomla! pode ser usado para:

  • Sites corporativos ou portais

    (intranets e extranets)

  • Sites de pequenos negócios

  • Revistas online, jornais e publicações

  • E-commerce e reservas online

  • Sites de Organizações Não Governamentais

  • Portais escolares

  • Portais pessoais

Como instalar?

Joomla

Antes de tudo, você vai precisar fazer o download da versão mais recente do Joomla! (que sempre está em constante atualização). Depois disso, mova o pacote de instalação da ferramenta direto para o seu servidor de hospedagem. Utilize algum programa de FTP para realizar o processo.

Agora é só criar um banco de dados vazio na sua hospedagem, acessar o endereço com os arquivos de instalação e seguir as instruções da tela. Nessa mesma tela de configurações de instalação, surgirão algumas lacunas a serem preenchidas com informações básicas do projeto, como: nome do site, descrição e e-mail do administrador da página.

Painel de Administração

Joomla

Logo depois de realizar a instalação da plataforma, você terá acesso ao painel principal de administração do site. É só usar o login e senha escolhidos para acessá-la. Nessa página, você poderá acessar diversas funcionalidades para gerenciar seu site, como: escrever um novo artigo, manejar seus artigos existentes, inserir mídias, módulos, instalar extensões e muitas outras opções.

Também é possível ter acesso ao seu template padrão pré-definido. Basta clicar no nome do site localizado no canto superior da tela. Lembrando que o design pode ser mudado a qualquer momento. Existem sites que diponibilizam ao público, modelos prontos pagos ou gratuitos.

Extensões e outras funcionalidades

É importante destacar que o Joomla! não é uma ferramenta obsoleta, isso porque de tempos em tempos são lançadas atualizações e novas features. No diretório da solução, existem mais de 7.800 tipos de extensões. Elas se adequam de acordo com a sua necessidade, por exemplo, servem para melhorar o sistema de blogs (caso seu site seja um), permite que você crie a sua loja virtual, galeria de fotos, faça backups, gerenciamento de ferramentas de marketing e muito mais.

Além disso, por ser uma ferramenta usada em diversos países, o Joomla! oferece suporte para 64 idiomas. Lembrando que, por se tratar de uma plataforma open source, existem vários fóruns de discussão que abordam as dúvidas dos usuários, dicas e novidades.