O que é e-mail marketing?

Saiba o que é e como começar a aplicá-lo no seu negócio

O que é e-mail marketing?

O que é e-mail marketing?

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O conceito dessa técnica está bastante atrelado ao próprio nome: é um tipo de marketing feito por meio do envio de e-mails! Sabe aquelas mensagens que aparecem na nossa caixa de entrada com ofertas, promoções e comemorações? Elas fazem parte da estratégia de e-mail marketing das marcas que consumimos. O objetivo é criar um relacionamento bacana com os clientes. Importante ressaltar que o conceito de “o que é e-mail marketing” vai além de oferecer produtos e serviços no ambiente digital, porque essa ferramenta gera mais vendas e, de quebra, ajuda na retenção de clientes.

O conteúdo do e-mail marketing pode ser de:

  • Promoções;
  • Descontos;
  • Datas comemorativas (aniversário da clientela, Natal, Ano Novo, aniversário da marca, Black Friday, entre outros.);
  • Comunicados;
  • Pesquisas de satisfação e mais!

Nada de SPAM!

É importante lembrar que e-mail marketing é muito diferente do spam, que são aquelas dezenas de e-mail enviados diariamente para as mesmas pessoas. No e-mail marketing o que conta é a qualidade e não a quantidade! É necessário entender que antes de começar a mandar vários e-mails para a clientela, é preciso saber quem realmente deseja receber aquele conteúdo. Faça formulários (online ou físicos, dependendo do seu negócio) e pergunte para os clientes se eles desejam receber informações exclusivas sobre o seu negócio. Se a resposta for afirmativa, adicione o e-mail da pessoa no mailing. Isso vai te ajudar a aumentar a qualidade da comunicação da sua marca.

Por que fazer e-mail marketing?

Para começar a te explicar o porquê de começar uma estratégia de e-mail marketing, vamos elencar alguns dados que coletamos no portal da Rock Content. Bora lá:

  • 99% dos consumidores checam suas caixas de e-mail diariamente — DMA Insights;
  • Em 2020, o número de usuários de e-mails deve chegar aos 3 bilhões — Radicati Email Statistics Report;
  • Uma mensagem é 5x mais provável de ser vista no e-mail do que em redes sociais. — Radicati;
  • Mais de 50% dos usuários de e-mail afirmam ler a maioria dos e-mails que recebem. — HubSpot;
  • 95% das pessoas que optam por receber mensagens de uma marca acreditam que estas mensagens sejam úteis. — Salesforce.

E aí, se convenceu? Para te ajudar a decidir se quer usar e-mail marketing ou não, ainda temos um ponto: o e-mail pode ser visto do celular, tablet ou computador. Ou seja, é muito provável que o seu cliente final conseguirá acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer momento. A hora de começar a se comunicar com seus clientes de forma rápida, fácil e barata é agora!

Como fazer um e-mail marketing?

Quer começar sua estratégia de e-mail marketing e não sabe por onde? Vamos te ensinar como!

Você já ouviu falar de empresas que oferecem ferramentas a baixo custo e com várias funcionalidades? Esse é o jeito mais recomendado de se começar a fazer campanhas de e-mail marketing, principalmente se você deseja fazer tudo com as próprias mãos. É que, geralmente, essas soluções oferecem projetos de design prontos para o uso e painéis dinâmicos que enviam os e-mails em poucos cliques. Isso significa que você não precisa contratar alguém de TI para fazer o design e envio do e-mail. Recomendamos o Email Marketing Locaweb para você começar a usar e-mail marketing.

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Esperamos que você tenha entendido o que é e-mail marketing e que comece sua estratégia hoje mesmo!