Forma de gerenciamento, sistema operacional e até distância de servidor podem impactar a qualidade de hospedagem do seu site

O Virtual Private Server (VPS), ou servidor privado virtual, é uma modalidade de hospedagem de sites que vem crescendo bastante no mercado. Ela se baseia na criação de computadores virtuais a partir de uma única máquina física, dando ao usuário maior segurança e privacidade aliadas a um custo acessível.

Na hora de escolher o servidor VPS, existem algumas informações importantes, e neste texto vamos falar dos principais pontos aos quais estar atento antes de contratar um serviço.

Navegue pelo índice

    Níveis de gerenciamento

    O gerenciamento feito pela empresa é importante para definir se ela é ideal para sua necessidade ou não. Veja alguns modelos.

    Não gerenciado

    Algumas companhias não se responsabilizam pelo gerenciamento do servidor em que o domínio está hospedado. Isso significa que você será responsável pela configuração e pela segurança dele, o que não é das tarefas mais simples para leigos, especialmente de forma remota.

    Portanto, esse tipo de serviço é recomendado apenas para pessoas com alto conhecimento técnico, programação e segurança digital. Se você se enquadra nesse perfil, um VPS com autonomia e flexibilidade pode ser uma boa alternativa.

    Gerenciado

    Essa modalidade de VPS tem gerenciamento ativo pela empresa contratada para prover o serviço. Isso significa que a companhia fica responsável por configurações de segurança e correções de bugs que possam afetar o servidor.

    O monitoramento é feito constantemente, e o cliente tem contato direto para acionar o suporte e tirar dúvidas com uma equipe especializada. Porém, isso significa aumento do preço, que pode não ser tão acessível. 

    Dessa forma, esse serviço é recomendado para quem tem menos conhecimento na área, mas pode pagar mais pela gestão ativa.

    mulher em frente a um notebook em uma casa.
    Escolher o melhor tipo de gestão para o VPS é fundamental. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Semigerenciado

    Essa modalidade tem gerenciamento básico e automatizado para o cliente, mas sem a personalização e o contato direto de um serviço gerenciado ativamente. É uma opção que fica no meio-termo entre as duas anteriores.

    É indicado para pessoas com pouco conhecimento técnico e segurança digital, mas que não conseguem pagar por um servidor 100% gerenciado

    a imagem mostra um homem interagindo com um tablet e na tela há um dashboard com vários gráficos.

    Localização dos servidores

    Mais um fator importante para escolher um serviço de VPS é se atentar à localização do servidor que está sendo contratado. Isso porque maior distância pode levar a maior latência, o que deixa a experiência no site mais lenta e menos agradável para o consumidor. 

    Para se ter uma ideia, a Amazon realizou uma pesquisa e concluiu que, a cada 100 milissegundos de espera, as vendas caíam cerca de 1%. Isso gerou perda de mais de R$ 1 bilhão para a companhia.

    Portanto, ter um servidor veloz é fundamental, especialmente se você trabalha com vendas no site.

    Servidor VPS Locaweb

    Agora que você já sabe tudo o que precisa para escolher o melhor VPS para a hospedagem do seu negócio digital, chegou a hora de conhecer o servidor VPS da Locaweb. 

    O plano inicial para Linux começa com 20 GB de SSD para armazenamento e 1 TB para transferência de dados. Você também pode controlar e automatizar os seus servidores a partir dos APIs, customizando diversas configurações.

    Quer mais motivos para escolher o nosso serviço? A Locaweb:

    • É líder e pioneira no mercado de hosting e tecnologia cloud no Brasil e na América Latina;
    • Possui estrutura de servidores próprios no Brasil;
    • Oferece qualidade técnica e atendimento ilimitado 24h, gratuito e totalmente em português.

    VPS com melhor preço e infraestrutura no Brasil, aprimore o seu negócio com a ajuda da Locaweb

    Saiba mais