Ransomware: riscos e golpes mais comuns

Em 2023 houve um aumento de 12,92% no número de ataques com ransomware, segundo a ISH Tecnologia. Saiba o que é, principais vetores e exemplos de ataque.

O que é Ransomware?

É um tipo de malware que sequestra e criptografa dados, danificando o computador. Para garantir a segurança cibernética, é bom se atentar aos vetores de ataque.

Vetores: Phishing e engenharia social

É um dos principais ataques. A pessoa é estimulada a baixar um anexo de e-mail e abri-lo, comprometendo sua segurança digital.

Vetores: vulnerabilidades do sistema operacional e do software

É quando há brechas para que códigos maliciosos sejam ativados na máquina. Para evitar, mantenha o sistema, softwares e antivírus atualizados no PC.

Ataques mais comuns

1. Ransomware que encripta arquivos de um computador Funciona a partir da abertura de um documento infectado, impedindo o uso correto  da máquina.

2. Ransomware locker Não é possível fazer nada com a máquina, porque tudo fica corrompido. O hacker entra em contato pedindo o pagamento de um resgate, sem garantias de ter acesso ao PC novamente.

3. Espionagem A máquina é infectada ao abrir um aplicativo ou anexo. Porém, em vez de bloquear ações, o que o vírus faz é espionar informações, comprometendo a privacidade.

Quem empreende precisa adotar boas práticas de segurança digital. Assim, evita-se: 🔒 Perda de dados 🔒 Interrupção dos negócios 🔒 Danos à reputação da marca

Certificado SSL Locaweb

Uma das formas de manter a integridade do seu e-commerce ou site é usar um certificado https. Isso garante aos visitantes uma navegação segura.

Descubra outras dicas no blog da Locaweb

Tenha mais segurança na internet com estes outros artigos