1. Home
  2. Locaweb Cloud
  3. Tipos de redes do Locaweb Cloud

Tipos de redes do Locaweb Cloud

Informação!

Na linha conceitual que norteia o desenvolvimento da nossa plataforma, as redes são a espinha dorsal que estabelece a comunicação entre as VMs dos usuários. Por isso, escolher de forma assertiva entre os tipos de rede disponíveis é fundamental.

Este tutorial apresenta as categorias disponíveis no Locaweb Cloud, onde você encontrará duas opções principais para criar seu ambiente: a Rede Guest e a VPC (Virtual Private Cloud). Vamos detalhar cada uma para que você possa escolher a que melhor atende às suas necessidades de segurança, isolamento e funcionalidade.

Redes guest isoladas 

São redes privadas e dedicadas a uma única conta ou projeto, que operam em domínio próprio de broadcast (L2) e possuem espaço exclusivo de endereçamento IP. A principal vantagem das redes guest isoladas é criar um ambiente seguro, privado e autônomo para as VMs de um usuário ou projeto específico, com todos os serviços essenciais sendo gerenciados pela nuvem.

Quando usar?

  • Deployments padrão de VMs: é o caso da maioria das VMs que precisam de acesso à internet e proteção de firewall.
  • Aplicações multicamadas: quando é necessário estabelecer comunicação privada, inclusive por meio do controle de acesso, entre diferentes funcionalidades, como web e banco de dados.
  • Ambientes de desenvolvimento e teste: com o isolamento entre ambientes ocorrendo de forma prática e fácil.
  • Gerenciamento por meio da plataforma: quando você deseja que o Locaweb Cloud gerencie os serviços de rede para suas VMs.

Redes guest compartilhadas

Como o nome sugere, são aquelas utilizadas por máquinas virtuais de múltiplas contas e domínios, no ambiente Locaweb Cloud. Nesse caso, não há roteadores dedicados exclusivamente a cada conta. A rede é um segmento L2 comum a todas as VMs conectadas a ela. Ou seja, há uma infraestrutura em rede comum e com recursos compartilhados, acessada por VMs de diferentes usuários e contas, bastante útil, inclusive, para simplificar a configuração de rede em alguns cenários.

Quando usar?

  • Serviços comuns: para viabilizar acesso compartilhado entre várias contas em demandas como um sistema de armazenamento centralizado, servidores de licença ou jump hosts de gerenciamento.
  • Simplificação: ambientes menores ou redes específicas, nos quais o isolamento completo não se faz necessário. Há nas redes compartilhadas uma solução mais adequada.
  • Necessidade de comunicação L2 entre contas: nos casos em que o usuário precisa que VMs de diferentes contas compartilhem o mesmo domínio de broadcast.
  • Redes de gerenciamento: para infraestrutura de gerenciamento ou acesso a dispositivos específicos na rede física. 
Importante!

O uso de redes compartilhadas requer uma avaliação bastante criteriosa quanto à segurança, pois o isolamento é menor.

Redes guest L2 

Essa é uma categoria que permite estender uma rede de camada 2 (L2) existente do seu ambiente físico para a nuvem Locaweb Cloud. Nesse caso, não são provisionados nem roteador virtual, nem os serviços de rede associados (DHCP, DNS, NAT, entre outros). 

Trata-se de uma opção que integra VMs hospedadas no Locaweb Cloud, a partir de uma infraestrutura já existente e de forma transparente. Uma das principais vantagens é a flexibilidade máxima para que os usuários utilizem suas próprias aplicações de rede e configurações de IP. É a escolha ideal para quem precisa de controle total sobre o esquema de endereçamento IP e os serviços de rede, sem a intervenção do Roteador Virtual do Locaweb Cloud.

Quando usar?

  • Migração de aplicações (lift & shift): nos casos em que a migração de aplicações para a nuvem depende da configuração de rede L2 específica e não pode ter seus IPs alterados facilmente.
  • Uso de aplicações de rede virtuais (NFV): para usuários que desejam implantar funcionalidades próprias que exigem acesso direto à camada 2, como firewalls virtuais, balanceadores de carga virtuais ou outras network function virtualizations (MFVs).
  • Conexão a VLANs específicas: gerando conexão direta de VMs com VLANs já existentes no seu datacenter, para comunicação com sistemas legados ou outros ambientes. 

Redes VPC

As redes VPC são uma ferramenta poderosa, que leva o conceito de redes isoladas a um passo adiante. Você constrói e gerencia seu próprio datacenter virtual privado com múltiplas camadas de rede interconectadas, controle de roteamento e segurança robusta.

É ideal para aplicações que exigem segmentação de rede, topologias complexas, e um alto grau de isolamento e controle. Veja aqui como criar uma rede VPC e conectar sua VM a ela.

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados