1. Home
  2. Locaweb Cloud
  3. O que são chaves SSH?

O que são chaves SSH?

Informação!

Prover acesso remoto a partir de alternativas seguras é um dos pilares do Locaweb Cloud. Uma dessas garantias vem das chaves SSH, uma metodologia mais robusta e conveniente para o controle de acesso na comparação com as senhas tradicionais. 

A funcionalidade permite que sua VM seja acessível de qualquer lugar, com determinação de requisitos que assegurem a confidencialidade de informações sensíveis ou estratégicas. Neste tutorial, você vai dominar o conceito para tirar o melhor proveito desta funcionalidade.


O que são chaves SSH?

Para tornar a definição mais clara, pense que o par de chaves SSH equivale a uma fechadura digital altamente avançada, composta por duas partes distintas e matematicamente conectadas. São elas:

  1. Chave pública: basicamente, a parte que pode ser distribuída e instalada em qualquer servidor que o usuário do Locaweb Cloud deseje tornar acessível remotamente. E aqui cabe uma observação importante: a chave pública não é secreta.
  2. Chave privada: essa é a sua chave exclusiva, que deve ser mantida em segredo absoluto e guardada com segurança no seu computador. Afinal, quem tem acesso a ela pode “abrir a fechadura”.

Por que as chaves SSH são tão seguras?

A confiabilidade dessa metodologia está relacionada a vários fatores e benefícios. Os mais evidentes são:

  • Complexidade extrema: essas chaves são geradas por algoritmos criptográficos e resultam em sequências longas e complexas de caracteres. Adivinhá-las é uma tarefa praticamente impossível, até mesmo para supercomputadores.
  • Resistência a ataques: senhas tradicionais são vulneráveis a ataques de “força bruta”, baseados em tentativa e erro. Essas investidas são inviáveis em sistemas protegidos por chaves SSH.
  • A proteção total da chave privada: a mágica acontece porque sua chave privada nunca é transmitida pela rede durante o processo de autenticação. O fundamento da autenticação é você “provar” que a possui.

Como funciona o acesso com chaves SSH?

Por sinal, a alta segurança associada ao uso dessa metodologia está relacionada a um processo de autenticação engenhoso e criterioso. Acompanhe as cinco etapas que é preciso percorrer.

  1. Preparação: como primeiro passo, o usuário copia sua chave pública para o arquivo de autorização disponibilizado pelo servidor ao qual deseja se conectar.
  2. Conexão: depois, é preciso fazer uma tentativa de conexão para que o servidor localize internamente a chave pública.
  3. A pergunta exclusiva: então, o servidor usa sua chave pública para criar uma mensagem criptografada única — um tipo de “desafio” ou “enigma” — enviada automaticamente para o seu computador.
  4. A resposta secreta: somente com a sua chave privada é possível responder corretamente e descriptografar a mensagem anterior.
  5. Acesso concedido: com a “prova” de que você é alguém apto a “abrir a fechadura”, por possuir a resposta secreta, o sistema concede acesso remoto, sem que sua chave privada ou qualquer senha tenha sido enviada pela internet.

Entende por que o uso de chaves SSH é altamente recomendado e foi a escolha da Locaweb Cloud como forma de assegurar acesso remoto com altos índices de segurança e integridade das informações?

Próximos passos

Criar e usar chaves SSH

Agora que você entendeu o conceito, o próximo passo é gerar seu próprio par de chaves. Este guia mostrará como criar sua chave SSH e cadastrá-la na plataforma. É o pré-requisito essencial para garantir um acesso seguro às suas VMs.

Conectar à sua VM via SSH

Caso já tenha um par de chaves SSH criado, pode partir para a conexão da sua VM, usando a sua chave privada para acessar o servidor. Saiba como fazer isso, clicando aqui.

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados