Podemos pensar na web como uma grande rodovia pública de alta circulação, na qual é possível ver todos os carros e pessoas que por ali passam. Ao criar uma VPN, você estabelece uma trilha blindada e privada, pela qual circulam exclusivamente os seus dados. É garantia de comunicação totalmente confidencial, de ponta a ponta.
Os dois tipos de VPNs
Há duas categorias de redes virtuais privadas suportadas pelo Roteador Virtual do Locaweb Cloud. Vamos a elas?
1 – VPN de acesso remoto (client-to-site):
- O que é?
Uma rede que conecta um único dispositivo, o notebook de um funcionário, por exemplo, a uma rede remota. - Quando usar?
Indicado quando você tem colaboradores trabalhando de casa, ou cumprindo agenda de viagem, e precisa fornecer acesso a recursos de rede da empresa — como servidores de arquivos ou sistemas internos — com segurança.
Configure agora a sua VPN de acesso remoto!
2 – VPN site-to-site (rede-para-rede):
- O que é?
Uma conexão entre duas redes inteiras, sejam isoladas ou VPCs — por exemplo, a do escritório e a da empresa na nuvem. - Quando usar?
O caso mais comum é a criação de nuvem híbrida, ideal quando você precisa que as VMs de nuvem se comuniquem continuamente com os servidores do escritório de forma segura. Nesse caso, você cria uma operação em que toda a infraestrutura funciona como uma rede local, permitindo acessar bancos de dados, sistemas legados ou servidores de autenticação que estão no seu datacenter físico a partir das suas VMs na nuvem, e vice-versa.
Configure agora a sua VPN site-to-site