CPU (Unidade Central de Processamento)
Aqui falamos sobre o cérebro da sua máquina virtual. É o componente que processa as instruções dos programas e realiza todos os cálculos envolvidos na operação da VM. Ou seja, quanto mais CPUs sua máquina virtual tiver, maior o número de atividades simultâneas que poderá ser executado. No Locaweb Cloud, você pode escolher entre:
- Mais CPUs/Cores (duas ou quatro CPUs):
- Impacto positivo: neste conjunto, é como se houvesse mais “cérebros” trabalhando pelo mesmo objetivo. Isso significa uma VM apta a rodar programas pesados e executar várias tarefas ao mesmo tempo, processando informações com agilidade.
- Ideal para: usuários com alta demanda de processamento, que “rodam” funcionalidades como edição de vídeo, e mantêm bancos de dados movimentados ou servidores web com muitos acessos simultâneos.
- Menos CPUs/Cores (uma CPU):
- Impacto: nesse caso, a VM perde agilidade, especialmente se o usuário tentar executar diferentes tarefas simultâneas ou rodar programas que exijam desempenho de processamento. Mas vale a pena destacar que a opção é válida se o foco for “rodar” tarefas simples.
- Ideal para: usuários com demandas menos complexas, como um servidor de arquivos simples, um site mais básico com baixo tráfego ou ambientes de testes para aplicações leves.
RAM (Memória de Acesso Aleatório)
Trata-se da memória de curto prazo da sua VM, que armazena programas e dados que vêm sendo acessados pelo usuário e precisam estar disponíveis rapidamente para a CPU. É como se a Unidade Central de Processamento contasse com um atalho, não precisando buscar informações no HD, o que torna o processo mais lento. Quanto maior a extensão da RAM de uma VM, mais programas estarão acessíveis, de forma ágil, para a CPU. Saiba como escolher entre os planos de RAM disponíveis no Locaweb Cloud:
- Mais RAM (4GB, 8GB ou 16GB):
- Impacto positivo: a VM executa mais programas simultaneamente, sem perder a agilidade. Vai ser mais fluido trabalhar com várias abas do navegador abertas ou “rodar” aplicações que consomem muita memória.
- Ideal para: usuários que precisam ter múltiplos serviços ativos, lidam com ambientes de desenvolvimento que exigem várias ferramentas abertas ou utilizam aplicações que manipulam grandes volumes de dados em tempo real.
- Menos RAM (1GB ou 2GB):
-
- Impacto: a escolha por esses pacotes resulta em uma VM lenta e que pode até travar quando o usuário “roda” simultaneamente muitos programas ou trabalha com funcionalidades que exigem alto desempenho de processamento. Isso acontece porque o sistema, na busca por executar os recursos exigidos, acaba, em alguns casos, usando o disco como “memória extra”, o que torna o processamento bem mais demorado.
- Ideal para: VMs com um propósito único e leve, como um servidor DNS simples ou um proxy básico.
Disco root: o armário de arquivos da sua VM
A comparação com um armário é válida porque falamos do componente onde os programas e todos os arquivos da VM ficam armazenados permanentemente. Isso vale para documentos, imagens ou informações dos bancos de dados.
- Mais espaço em disco (100GB, 500GB, 1TB):
- Impacto positivo: há bastante viabilidade para instalar programas e armazenar arquivos grandes. Além disso, sua demanda de processamento pode aumentar sem que você precise se preocupar com a falta de espaço.
- Ideal para: VMs que armazenam muitos dados, “rodando” servidores de arquivos, bancos de dados complexos e backups volumosos.
- Menos Espaço em Disco (20GB, 50GB):
- Impacto: há maior chance de um cenário em que a falta de espaço impeça o usuário de instalar novos softwares ou até salvar arquivos. É preciso considerar que o próprio sistema operacional e os logs também consomem espaço.
- Ideal para: VMs com aplicações leves, com baixa demanda de geração ou armazenamento de dados.
Dicas para escolher o melhor plano:
- Quando possível, comece por opções mais básicas: uma configuração desse tipo permite que você se familiarize com a plataforma, optando, posteriormente, por planos mais robustos. No Locaweb Cloud, esse redimensionamento é possível a qualquer momento.
- Pense no uso principal: o fator determinante para selecionar um plano é a tarefa primordial cumprida pela VM. Quer ver alguns exemplos?
- Site simples com pouco tráfego? CPU e RAM baixas podem ser suficientes.
- Banco de dados crítico? RAM e disco rápido (SSD) são prioridade.
- Servidor de aplicação que processa muitas requisições? CPU e RAM balanceadas são importantes.
- Verifique os requisitos dos softwares: alguns usuários do Locaweb Cloud buscam atender demandas bem específicas, como, por exemplo, a instalação de um software de gestão. Caso você tenha esse objetivo, é fundamental verificar os requisitos mínimos e recomendados de CPU, RAM e disco, escolhendo planos compatíveis.
Levando em consideração o papel de cada componente e as dicas deste tutorial, você, sem dúvida, escolherá o plano do Locaweb Cloud que melhor se encaixa às suas necessidades. É o caminho para que sua VM opere com eficiência e sem gargalos.
Próximos Passos
Criar sua primeira VM
Para começar a rodar suas aplicações, sistemas ou sites, você precisa de um servidor virtual. Criar uma Máquina Virtual (VM) lhe dará o poder de computação necessário dentro da sua rede. Você poderá escolher o tamanho, o sistema operacional e a rede para sua nova instância.
Por onde começar? Um guia para iniciantes
Novo na nuvem? Não se preocupe. Trata-se de um processo parecido com montar blocos de construção. O ideal é começar pela compreensão dos conceitos de rede para, então, criar sua primeira VM e, por fim, definir as configurações de segurança. Neste guia básico, esse caminho está traçado, para você ter confiança nos primeiros passos.