1. Home
  2. Locaweb Cloud
  3. Como configurar IP secundário em uma VM

Como configurar IP secundário em uma VM

Informação!

Antes de falar especificamente sobre o processo de associação de IPs secundários às VMs de usuários do Locaweb Cloud, é importante reforçar o conceito do também chamado alias de IP. Trata-se de um IP privado adicional que pode ser atribuído a uma placa de rede (NIC) de uma VM que já possui um IP primário. 

Na prática, isso significa a perspectiva de múltiplos direcionamentos para o mesmo local: o tráfego destinado a qualquer um dos IPs chegará à mesma VM, pela mesma placa de rede. É algo extremamente útil em cenários como:

  • Hospedar múltiplos sites com certificados SSL: se você precisar hospedar vários sites seguros em uma única VM, pode atribuir um IP secundário para cada um.
  • Organizar e tornar a estrutura operacional mais eficiente: você pode rodar diferentes serviços ou aplicações na mesma VM, vinculando cada operação a um IP diferente. Isso, além de tornar a dinâmica mais organizada, simplifica o processo de configuração de firewall e rede.
  • Garantir alta disponibilidade com IP flutuante: aqui, falamos de um recurso avançado e muito poderoso: a possibilidade de duas VMs — uma primária e outra de backup — compartilharem o mesmo IP secundário. Nesse contexto, se a VM primária falhar, a de backup assume o IP secundário de forma automática e instantânea. Como as aplicações continuarão apontando para o mesmo IP, sequer haverá percepção da falha.
  • Licenciar software: nos casos em que as licenças estão atreladas a um IP específico.

Para adicionar um IP secundário no Locaweb Cloud

  1. No painel do Locaweb Cloud, selecione a opção computação e, em seguida, clique em VM.
  2. O próximo passo é clicar no link com o nome da VM desejada, para acessar o painel de gerenciamento da máquina virtual.
  3. Localize e selecione a aba NICs. Neste passo, sua tela mostrará a placa de rede padrão da VM pré-selecionada, com a informação do IP primário.
  4. Então, clique no “+” que aparece ao lado do nome da rede para a qual deseja configurar o IP secundário. A plataforma abrirá automaticamente um detalhamento da rede com opções para configurar a NIC, exatamente como demonstramos abaixo:
  5. Na barra de ferramentas de configuração da NIC ilustrada na imagem acima, localize e clique no botão adicionar ou editar IPs secundários, para ter acesso ao modal com a lista de IPs secundários vinculados à sua VM.
Dica!

Nessa mesma janela com a lista de IPs secundários, você pode remover os IPs já cadastrados. É só clicar no ícone de lixeira que aparece ao lado do IP

     6. Normalmente, basta clicar em OK para que o Locaweb Cloud aloque automaticamente um endereço livre na faixa de IPs da sua rede. Em alguns casos específicos, o usuário poderá especificar o IP exato que deseja usar.

     7. Em seguida, você confirmará a operação e, o novo IP secundário aparecerá listado no painel daquela NIC, junto ao IP primário.

Atenção!

Agora, o Locaweb Cloud já sabe que aquele IP secundário pertence à sua VM, mas o sistema operacional desconhece essa vinculação. Por isso, o próximo passo é configurar o SO, para que ele reconheça o novo endereço.

Próximo passo 

Configurar o IP secundário na sua VM

Este procedimento é realizado diretamente no sistema operacional — geralmente via SSH ou console — e segue uma dinâmica diferente nos diversos sistemas. O passo a passo que deve ser seguido, para o caso específico da sua VM, pode ser encontrado pesquisando na internet por termos específicos e relacionados ao sistema operacional que você utiliza. 

Veja exemplos de parâmetros de pesquisa que pode utilizar:

  • Para Ubuntu/Debian (versões recentes):
    • Como adicionar ip secundário netplan ubuntu 22.04 
  • Para CentOS/RHEL/Rocky Linux (versões recentes):
    • Como adicionar ip secundário com nmcli rocky 9

Seguindo um guia específico para o seu ambiente, você garantirá que o novo IP seja totalmente funcional em sua VM.

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados