Antes de falarmos do assunto específico deste tutorial, vamos entender melhor o que são e que papel exercem os protocolos de internet — os chamados IPs — público e privado. Cada máquina virtual criada na nuvem — e isso se aplica a plataformas como o Locaweb Cloud — recebe um IP privado. É um identificador que funciona como um ramal de telefone interno: só pode ser acessado por outras VMs que integrem a mesma rede restrita.
A diferença para o IP Público é que esse último funciona como o número de telefone principal de uma empresa. É uma identificação específica, mas acessível globalmente pela internet, que serve como porta de entrada para usuários, clientes e até você mesmo se conectar aos serviços hospedados na sua VM, de qualquer lugar.
Você precisa de um IP público para:
- Hospedar um site ou aplicação web.
- Permitir acesso direto à sua VM (via SSH ou VPN).
- Gerar ponto de entrada para um balanceador de cargas.
Alocando um novo IP público
Para o passo a passo que você vai percorrer agora, vale um lembrete importante. No Locaweb Cloud, você não aloca um IP diretamente para uma VM. O processo consiste em adquirir um IP para a sua rede — seja VPC ou Rede Isolada — para, em seguida, criar regras que direcionam o tráfego desse IP para as suas VMs. Ponto esclarecido, vamos ao processo:
- No painel do Locaweb Cloud, clique em Rede. Em seguida, opte por VPC ou Rede Guest. Depois, clique sobre o nome da rede onde deseja adicionar o IP.
- Então, você verá o painel abaixo:
- O próximo passo é selecionar a aba IPs públicos, que aparece à direita do nome da rede
- Logo abaixo da aba de IPs públicos, há o botão obter um novo IP, no qual você deve clicar.
- Em seguida, selecione um dos IPs disponíveis e aperte em OK
Próximos passos
Criar um Encaminhamento de Porta
Esta funcionalidade direciona o tráfego de uma porta do seu IP público para uma porta em sua VM, o que torna segura a disponibilização de um serviço específico da sua máquina virtual — como um website, por exemplo — na internet. Usando esse recurso, você concede acesso remoto à determinada aplicação, expondo apenas o necessário.
Criar regras de firewall
As regras de firewall permitem que você defina quais tipos de conexão suas VMs podem iniciar. Ou seja, você restringe comunicações indesejadas, aumentando a segurança do processo de acesso remoto e garantindo a confidencialidade das informações sensíveis ou estratégicas.
Criar uma VPN para acesso remoto
Essa medida cria uma espécie de escritório virtual, concedendo acesso seguro a todas as suas VMs. As VPNs de acesso remoto criam túneis criptografados que ligam seu computador à toda a rede na nuvem, permitindo que você e sua equipe gerenciem processos de trabalho e criem dinâmicas compartilhadas com segurança.