1. Home
  2. Hospedagem de Sites
  3. GitHub Actions + FTP Hospedagem compartilhada Locaweb

GitHub Actions + FTP Hospedagem compartilhada Locaweb

Informação!

O GitHub Actions é um serviço de automação do GitHub que permite criar fluxos de trabalho automáticos para seu código. Funciona assim: você define regras para que certas ações aconteçam sozinhas quando algo específico ocorre no seu repositório, como enviar código novo ou fazer uma atualização.

Na prática, tudo o que você adiciona ao repositório online do GitHub, o Actions automaticamente importa para o remoteDir (diretório remoto) que você configurou, sem precisar fazer upload manual.

Aqui na Locaweb é possível fazer a integração de repositórios online no GitHub com o ambiente FTP do seu site em produção. Com isso, você mantém seu projeto online no GitHub, e qualquer manutenção de código feita por você ou sua equipe (novos commits), automaticamente é colocada em produção (deploy) no servidor onde seu site está hospedado.

Passo 1: Criando seu repositório online no GitHub

Se você já possui um repositório existente de seu projeto, pule para o Passo 2 deste artigo.

Primeiramente, é preciso ter um repositório do seu projeto existente no GitHub. Nele configuramos o Workflow e as secrets (variáveis de ambiente) que armazenam os dados sensíveis de conexão ao ambiente FTP da sua hospedagem aqui na Locaweb.

Para criar um novo repositório dentro do GitHub, na página inicial, clicaremos no botão com um sinal de “+” no canto superior direito, e em seguida, clicaremos em “Novo repositório”:

Em seguida, preencha as informações do seu repositório online no GitHub, configure de acordo com o seu projeto e crie seu repositório.

Obs: repositórios privados possuem limitações pelo GitHub, saiba mais clicando aqui.

Passo 2: Configurando Secrets no seu repositório online no GitHub

Para que o GitHub Actions funcione, precisamos definir as credenciais de acesso ao ambiente de FTP da sua hospedagem de forma segura, para que o Workflow as utilize com segurança no momento em que realizar a integração com o FTP.

Isso é feito através das secrets (variáveis de ambiente), que se encontra nas configurações do seu repositório:

Ao acessar “Secrets and Variables”, configuraremos três credenciais de acesso ao FTP através do “Actions” e em “New repository secrets”:

Iremos configurar três secrets:

  • HOST: Endereço do servidor FTP, pode ser o IP da sua hospedagem ou o endereço fornecido no menu de “Arquivos e FTP” da sua Hospedagem.
  • USER: Usuário de acesso FTP, também é fornecido no menu “Arquivos e FTP” da sua Hospedagem
  • PASS: Senha de acesso ao FTP, caso não se recorde, é possível alterá-la no menu “Arquivos e FTP” da sua Hospedagem.

Para acessar o menu “Arquivos e FTP” da sua Hospedagem, acesse seu painel de hospedagem pelo link: https://painelhospedagem.locaweb.com.br/ procure pelo domínio do seu site e clique em “Administrar”, botão que se encontra logo à direita:

 

No card “Arquivos e FTP” clique em “Acessar”:

Nesta janela você encontra o HOST (Host do servidor), o USER (usuário de FTP) e o PASS (senha do FTP, caso não se recorde, altere pelo botão “Alterar senha”):

Voltando aos secrets no GitHub, iremos adicionar os respectivos valores, nomeados com letras maiúsculas, exemplo:

Para HOST:

Para USER:

 

E por fim, para PASS:

Depois de configurados os três secrets (com as credenciais de acesso FTP corretas), seu repositório está pronto para acessar o FTP via Workflows.

Passo 3: Configurando um Workflow no seu repositório online no GitHub

Com o repositório do GitHub em mãos, podemos agora configurar o Workflow e a conexão do Actions com o FTP da sua hospedagem.

Um Workflow é um arquivo de instruções que você cria para dizer ao GitHub Actions exatamente o que fazer e quando fazer.

Pense nele como uma receita de bolo: você precisa escrever os passos (pegar os ingredientes, misturar, assar) para que alguém saiba como fazer o bolo. Da mesma forma, o Workflow lista os passos que o GitHub deve seguir automaticamente, como “quando eu enviar código novo, pegue esse código e coloque no servidor FTP da Locaweb”.

Sem configurar o Workflow, o GitHub Actions não sabe que ações executar. É como ter um assistente disponível, mas sem dar instruções do que ele precisa fazer. O Workflow é justamente esse conjunto de instruções que ativa e guia a automação.

Dentro do seu repositório, para criar um Workflow, acessaremos o menu “Ações”.

Neste menu, iremos clicar em “configure um fluxo de trabalho você mesmo”:

Após isso, você poderá colocar o código do Workflow de deploy no FTP, copie este código a seguir:

name: Deploy via ftp

on: push

jobs:

  deploy:

    name: Deploy

    runs-on: ubuntu-latest

    steps:

    - uses: actions/checkout@v2




    - name: FTP Deploy Locaweb

      uses: locaweb/ftp-deploy@1.0.0

      with:

        host: ${{ secrets.HOST }} 

        user: ${{ secrets.USER }}

        password: ${{ secrets.PASS }}

        localDir: "./"

        remoteDir: "./public_html/"

Detalhe nas duas últimas linhas do código: a penúltima linha “localDir” define a pasta raiz do repositório que deverá ser importada no FTP, e a pasta destino para a qual o conteúdo deverá ser importado você define com a última linha “remoteDir”, neste caso, defini como public_html pois é a pasta raiz do site Web.

Adicione o código e clique em “Commit changes”. Obs: se quiser nomear o Workflow, você consegue nomeá-lo ali no topo, conforme a setinha do print a seguir, nomeie como preferir, apenas se atente a deixar a extensão .yml no final do arquivo:

Após clicar em “Commit changes”, identifique o commit da adição do Workflow e clique em “Commit changes” novamente:

Em seguida, acesse o menu de “Ações” novamente e verifique se não gerou nenhum erro na conexão do Workflow.

Caso gere algum erro, confirme se as credenciais de acesso ao FTP adicionadas ao secrets estão corretas.

Se estiver desta forma aqui com o “corretinho” verde, significa que deu tudo certo:

A pasta raiz do seu repositório incluirá agora a pasta “.github”, onde o Workflow está armazenado, caso queira fazer qualquer alteração no Workflow:

Com isso, seu Workflow no GitHub Actions está pronto para entrar em ação! 😎

Atenção!

Lembrando que o Workflow que fornecemos é para realizar um deploy simples ao FTP. Para Workflows mais elaborados, é necessário uma equipe de desenvolvedores especializados que domine o GitHub.

Concluido

Todos os novos commits de quaisquer que sejam as alterações ou adições em seu repositório no GitHub (conforme configurado no código, da pasta raiz ./), serão automaticamente importados no FTP de sua hospedagem (conforme configurado no código, na remoteDir public_html), já refletindo alterações no seu site hospedado na Web.

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados