Desenvolvimento desktop

Desenvolvimento desktop

Ainda vale a pena apostar nisso? Veja!

O que é desenvolvimento desktop?

O desenvolvimento para desktop é basicamente o desenvolvimento de aplicações para rodar em computadores (PCs, notebooks e coisas do tipo).

Quando tudo era mato...

Em 1999, o desenvolvimento desktop era muito forte, a web como conhecemos ainda estava engatinhando. Os sites que tínhamos era algo com um visual baseado nos tipos de aplicações que se desenvolvia para desktop.

Nuvem? Só no céu mesmo!

Não existia cloud e tudo era armazenado em servidores físicos dentro das empresas. Pacotes de programas como o Office e Macromedia (hoje Adobe), ERPs, CRMs e a maioria das aplicações corporativas também eram só desktop.

O que aconteceu?

Com o passar do tempo a web foi tomando mais forma e sendo requisitada como meio de desenvolvimento. Depois vieram os smartphones que deram um boom com o desenvolvimento mobile e o desenvolvimento desktop foi deixado um pouco de lado.

Hoje faz sentido acreditar no desenvolvimento desktop? Veja 6 motivos para isso!

1. A programação desktop consegue acessar todos os recursos do computador; 2. Aplicações de console também são desenvolvimento desktop, DevOPs é um exemplo; 3. Alguns tipos de aplicação (por força de lei) ainda precisam ser desktop;

4. Aplicações que manipulam grande quantidade de arquivos performam muito melhor no desktop; 5. Navegadores são aplicações desktop; 6. Aplicações como IDES são desenvolvimento desktop.

Quais são as linguagens de programação desktop?

Assembly, Cobol, FORTRAN, C. C++, Java, C#, Delphi, VB, Python, R, Ruby e muitas outras...

Com o passar do tempo, o ideal é que você conheça e experimente algumas tecnologias durante a sua experiência como DEV e desenvolver para desktop é uma skill técnica para você entender melhor como funciona o acesso de algumas linguagens.

Afinal, vale a pena?

Agora que você sabe como funciona o desenvolvimento desktop, conheça o  VPS Locaweb,  um servidor feito por desenvolvedores para desenvolvedores!