Como ser um programador mais produtivo?

Confira 5 dicas para alavancar sua carreira como DEV!

Agora, chegou a hora de melhorar em alguns aspectos no meio da programação. Algumas pessoas devs se preocupam apenas com o código, mas não é só isso. Veja!

Sou DEV e agora?

Muita gente tem a ideia que irá melhorar como programador simplesmente escrevendo mais código. Porém, boa parte do trabalho é o poder de síntese de problemas complexos em problemas menores.

1) Leia muito código

Uma das formas de fazer isso, é estudar como outras pessoas implementam alguns caminhos lógicos, então você pode melhorar a escrita de código e otimizar como resolver os problemas.

Fica a dica!

Desenvolver utilizando um framework pode agilizar o seu processo de construção de aplicações, eles possuem muitos componentes e funcionalidades.

2) Utilize um framework

Muitas pessoas começam indo direto para o framework, quando você está aprendendo a desenvolver, o ideal é que você saiba o que a linguagem é capaz de resolver sozinha.

Fica a dica!

Sempre que possível atualize seus projetos para a última versão da linguagem. Você melhorará muito como dev e poderá até mesmo compartilhar com a comunidade coisas que muita gente não presta atenção.

Fica a dica!

Muitos DEVs se preocupam extremamente em ter um código limpo e coeso. Porém, um dev não é pago só para escrever código bonito, mas sim, para resolver problemas.

4) Se preocupe com as regras do negócio

Para ir além como dev, você deve agregar valor ao produto e/ou serviço no qual você está trabalhando. Entender como as áreas se conversam, como as funcionalidades nos sistemas se integram.

Fica a dica!

Já foi a época em que víamos DEVs isolados do mundo digitando sem parar em seus terminais. Cada dia é mais necessária a integração entre todas as pessoas de um time de desenvolvimento.

5) Comunique-se com outras pessoas devs

Os códigos são escritos por pessoas. E essas pessoas dependeram de outras para conseguir desenvolver. A comunicação não é só a questão de falar e sim também de interagir.

Fica a dica!

Agora que você já sabe como ser um programador mais produtivo, que tal trazer isso para os seus projetos?